(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

BH registra 1.758 casos de dengue em apenas uma semana

Secretaria Municipal de Saúde afirma que a circulação do tipo 4 da doença é que vem causando aumento no número de casos


postado em 20/03/2013 17:39 / atualizado em 21/03/2013 09:41

A dengue voltou a ser um empecilho para as autoridades em Belo Horizonte. Prova disso, é o aumento no número de casos na capital mineira. Em apenas uma semana, houve um aumento de 1.758 casos, uma média de 251 confirmações por dia. Para atender os pacientes infectados pela doença, a Secretaria Municipal de Saúde (SMSA) vai deixar aberto dois Centros de Saúde, o Lagoa, em Venda Nova, e Carlos Prates, Região Noroeste, no próximo fim de semana.


O aumento no número de casos é justificado pela Secretaria de Saúde devido a circulação de um novo vírus, a Dengue tipo 4. Segundo o órgão, 60 % dos casos analisados neste ano foram por esse tipo recente do vírus. Como a população ainda não tem imunidade para esta fase da dengue, há o aumento de casos.

De acordo com o balanço divulgado nesta quarta-feira, 4.215 casos já foram confirmados em Belo Horizonte. Até a última semana 2.457 pessoas foram infectadas pela doença. A Região Norte continua como o local onde há o maior número de casos, com 785 confirmações. Em seguida vem as regionais Nordeste, com 728 e Pampulha, com 581.

Os números divulgados pela prefeitura podem ser ainda maiores, conforme adiantou o Estado de Minas nessa terça-feira. Para não prolongar a espera dos pacientes que esperam atendimento nos hospitais, muitos médicos deixam de preencher a ficha de duas páginas exigida pela Secretaria Municipal de Saúde para notificar os casos da doença.

A dengue também se alastra por outras cidades mineiras. Dados divulgados pela Secretaria Estadual de Saúde na última sexta-feira mostraram que 93.184 casos foram notificados em 2013 em todo o Estado. O número de mortes por causa da doença já chega a 23.

Mutirões

Para tentar impedir a infestação do mosquito Aedes Aegypt, a Secretaria Municipal de Saúde realiza mutirões de limpeza em parceria com a Superintendência de Limpeza Urbana (SLU). Nesta quinta-feira, as ações acontecem nas áreas de abrangência dos centros de saúde Cícero Idelfonso, Região Oeste, Céu Azul e Lagoa, Região de Venda Nova.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)