Ele informou também que o edital não permitirá aditivos ao contratoPara evitar os aditivos, será usado o mecanismo de precificação de risco, que funciona da seguinte maneira: por meio de cálculos matemáticos, é estabelecido um percentual de riscos que é incluído no custo final da obraQuanto aos custos da duplicação, o diretor-geral do Dnit disse que nesse modelo o valor é confidencial, mas os órgãos de fiscalização têm acesso a todos os dados, para que possam acompanhar a aplicação dos recursos.
Outra novidade é a adoção do seguro performance para garantir a execução dos serviços de acordo com o cronograma previstoO seguro será usado caso alguma das empresas vencedoras da licitação tenha problemas e não possa concluir os trabalhos“O mecanismo garantirá o término do serviço”, disse Fraxe.
O representante do Dnit mostrou-se otimista quanto ao prazo para o início da duplicação, mesmo destacando as dificuldades técnicas da obra“O edital será publicado dia 28, com a divulgação do resultado em 30 dias úteisDepois, calculo que em mais três semanas os contratos serão assinados e será emitida a ordem para o início do serviço”, informou Fraxe, que espera a conclusão da obras para o fim de 2016.
Dificuldades
Quanto às dificuldades técnicas para a execução dos trabalhos, ele afirmou que o terreno acidentado e cheio de curvas exigirá o emprego de técnicas sofisticadas de engenhariaAlém disso, a duplicação exigirá a construção de 99 obras de arte, entre viadutos e pontes, o que também é um fator complicador.
A duplicação da BR-381 foi oficialmente anunciada pela presidente Dilma Rousseff em 13 de junho de 2012, em solenidade no Palácio da Liberdade, e em outubro o ministro dos transportes, Paulo Sérgio Passos, confirmou o cronograma e o início dos trabalhos para o primeiro trimestre
Em 22 de fevereiro, o Edital 791/2012, que contemplava os outros quatro lotes da obra, também foi suspenso, faltando quatro dias para a abertura dos envelopesNa ocasião, o Dnit se recusou a detalhar os motivos do cancelamento, informando apenas que “o edital foi suspenso pela necessidade de ajustes”
A duplicação da rodovia, principal ligação entre Belo Horizonte, o Espírito Santo e o Sul da Bahia, é fundamental para a redução do número de mortes e acidentes na estrada e para a melhoria do transporte de carga num dos mais importantes polos siderúrgicos do país