O Departamento de Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER-MG) começou nesta terça-feira uma operação de fiscalização do transporte regular de passageiros. Batizada de “Santa Prevenção”, a ação continua ao longo da Semana Santa e conta com o apoio das polícias Civil e Militar, além da BHTrans.
Segundo o diretor de Fiscalização do DER-MG, João Afonso Baeta, a ação teve início nesta manhã no Terminal Rodoviário Governador Israel Pinheiro, no Centro de Belo Horizonte, e vai continuar ao longo do dia também em outros pontos do estado. “Nós escolhemos os veículos aleatoriamente, avaliando itens como conforto, segurança e higiene. Como na rodoviária convergem a maioria das linhas do estado, com essa amostragem nós teremos o retrato a qualidade do transporte de passageiros”, explica Baeta. Os veículos que apresentam algum tipo de irregularidade são retirados de circulação e só podem voltar às ruas quando os problemas estiverem solucionados. A empresa proprietária do ônibus recebe uma multa por cada item irregular.
Na véspera da saída para o feriado, a fiscalização será intensificada, mas o objetivo é de que a fiscalização seja permanente. Durante a ação, o DER e os demais órgãos também vão coibir as ações do transporte irregular flagrados nas ruas. Ainda segundo o diretor de Fiscalização do DER-MG, os usuários que detectarem problemas no transporte irregular ou quiserem denunciar o transporte clandestino, devem ligar para o telefone 155, opção 6, entrando em contato com o órgão.