As obras do sistema de transporte rápido por ônibus (BRT, na sigla em inglês) voltaram ao ritmo normal e, segundo garantiu ontem o prefeito Marcio Lacerda, os ônibus começam a circular em fevereiro de 2014Depois de dificuldades enfrentadas a partir do fim do ano passado, o pique das intervenções em avenidas foi retomado, em movimento já percebido por moradores e trabalhadores dessas áreas.
“O prazo de início de operação do BRT para fevereiro de 2014 é perfeitamente viável”, afirmou o prefeito“O ritmo de trabalho tanto na Pedro I/Antônio Carlos quanto na Cristiano Machado foi retomadoTodos os problemas de projeto, financiamento, de repasse, foram resolvidosNão há falta de recursos, falta de projetos, apenas empresas interessadas em cumprir conosco todos os compromissos”, acrescentou.
A retomada de ritmo nos canteiros de obras pôde ser constatada ontem na Avenida Cristiano Machado, na altura do Bairro Sagrada FamíliaAli, um muro de arrimo está sendo construído para ampliação da pista exclusiva para os ônibusNa Avenida Antônio Carlos, operários montavam um protótipo da estação de embarque do BRT para aprovação da prefeituraNa Avenida Paraná, no Centro, onde as obras começaram em janeiro, funcionários de uma construtora que estavam no local disseram que as estações estão quase prontas para receber estruturas metálicasAmanhã, disseram eles, começa a concretagem da via
Na Avenida Pedro I, a pista exclusiva do BRT foi concluída no trecho entre a Avenida Portugal e a Rua Carmo do ParanaíbaNo cruzamento com a Rua Montese, operários trabalham na demolição de imóveis para construção de um viaduto
Para especialistas e representantes de empresas, há tempo hábil para cumprir prazos do BRTNa avaliação do presidente do Sindicato da Indústria da Construção Pesada no Estado de Minas Gerais (Sicepot-MG), Alberto Salum, o prazo dado pela prefeitura é suficiente“A obra tem uma previsão de acabar que é cabívelNo BRT, o principal gargalo é a desapropriação na Pedro IAli deve demorar um pouco mais”, afirmouSalum disse que, apesar dos problemas no fim do ano passado, os consórcios se organizaram para não haver paralisação“As empresas estão preparadas e têm condição de acelerar mais o ritmo, caso haja necessidade”, afirmou
Silvestre de Andrade Puty Filho, consultor em transportes e trânsito, também avalia que o desafio maior é a Pedro I, mas considera que a estrutura do BRT na Antônio Carlos, Cristiano Machado e na área central pode ficar pronta antes do prazo“O prazo é possível, talvez com exceção da Pedro I, que é o mais crítico a ser enfrentado pela prefeitura”, opinou
TESTES A Superintendência de Desenvolvimento da Capital (Sudecap) informou que a previsão é entregar as obras em dezembro para início dos testes dos ônibusO acordo para o novo prazo foi feito entre engenheiros da Sudecap e as empreiteirasAssim que a obra ficar pronta, a BHTrans assume a operaçãoSegundo a empresa, se o prazo das obras for cumprido, a previsão é entregar o BRT para a população em fevereiroOs dois meses de testes, segundo a BHTrans, são suficientesSabe-se que, no primeiro momento, a empresa vai examinar o funcionamento dos ônibus e treinar os operadores sobre os locais de parada e o novo sistemaA segunda parte dos testes está sendo definida, mas deve envolver, de acordo com a BHTrans, públicos específicos, como associações de bairros, idosos, pessoas com dificuldade de locomoçãoOs testes incluirão ainda linhas de ônibus menores para avaliar a integração.
O prefeito Marcio Lacerda também descartou ontem a possibilidade de atrasos na entrega da nova frota – principalmente de 192 ônibus articulados –, embora os consórcios tenham adiado as primeiras compras"O prazo de seis meses de entrega é razoável e são chassis já testados em Belo HorizonteNaturalmente, são centenas de milhões de reais de investimento financiados pelo BNDES por intermédio do BDMGComo bons empresários, eles estão calibrando essa encomenda para que ela não chegue antes do prazo para as adaptações necessárias e colocação em operação", comentouOutros 200 ônibus do tipo padron estão previstos para compor o BRT da capital, enquanto o BRT metropolitano terá um total 286 veículos (139 articulados e 147 padrons)Somente em BH, o sistema transportará 750 mil usuários/dia