(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Trincheira na Zona Sul de BH será aberta em uma semana

Obra alivia trânsito, mas parcela do poder público ainda está no papel


postado em 06/04/2013 06:00 / atualizado em 06/04/2013 07:02

Com a liberação do acesso, veículos que seguem no sentido Nova Lima/BH não precisarão mais passar obrigatoriamente pelo Bairro Belvedere(foto: Beto Magalhães/EM/D.A.Press)
Com a liberação do acesso, veículos que seguem no sentido Nova Lima/BH não precisarão mais passar obrigatoriamente pelo Bairro Belvedere (foto: Beto Magalhães/EM/D.A.Press)

Esperança para melhorar o trânsito nos limites de BH e Nova Lima, a trincheira da Alça Sul será inaugurada na próxima sexta-feira, às 9h. A obra faz a ligação entre a MG-030 e a BR-356 e foi erguida graças a um termo de compromisso assinado entre o Ministério Público estadual e a Associação dos Empreendedores dos Bairros Vila da Serra e Vale do Sereno. A expectativa dos construtores é diminuir pela metade as retenções na região.

Com o novo acesso, o motorista que sai de Nova Lima pela MG-030 terá tanto a possibilidade de continuar a passar em frente ao BH Shopping e seguir em direção à Avenida Luiz Paulo Franco, no Belvedere, quanto de entrar na trincheira e sair direto na BR-356, a cerca de 500 metros do centro de compras. “Acreditamos que 50% dos problemas de retenção estarão resolvidos, o que será suficiente para eliminar as filas de veículos”, afirma o presidente da associação dos empreendedores, Luiz Hélio Lodi.

Em construção há quase um ano, a trincheira custou R$ 7,6 milhões, sendo R$ 3 milhões depositados em conta judicial pelo BH Shopping. A obra foi uma medida compensatória acordada em junho de 2011 com o MP, por meio do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça do Meio Ambiente, Patrimônio Histórico e Cultural, Habitação e Urbanismo (Caoma).

Diretor comercial da Patrimar, uma das construtoras que bancaram a obra, Lucas Guerra Martins espera melhora considerável no trânsito. “Só passará pelo Belvedere quem de fato vai para o bairro ou quer pegar a trincheira em direção ao Santa Lúcia”, diz. Mas ele lembra que, para ser concluído, o Complexo Viário do Vetor Sul depende de outras intervenções de responsabilidade do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit).

O projeto do complexo viário inclui ainda uma alça e um viaduto. O projeto foi elaborado em 2009 pelas construtoras Odebrecht e EPO, como forma de compensar impactos pela construção de um centro de lojas às margens da BR-356, e foi revisado no ano passado pelo Dnit. Na época, a estimativa era de que a obra completa ficasse em R$ 20 milhões. O Dnit revisou recentemente o projeto, mas não tem data para tirar as intervenções do papel.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)