Começou na manhã desta segunda-feira a poda das árvores infestadas pela mosca-branca-do-fícus (Singhiella sp.) na Avenida Barbacena, Barro Preto, Região Centro-Sul de Belo Horizonte. A via está interditada entre as ruas Tenente Brito de Melo e dos Timbiras entre 8h e 16h, e motoristas devem pegar o desvio no local. Há guardas municipais indicando o trânsito alterado e as mudanças vão durar até dia 11 de abril.
A poda é comandada pela Defesa Civil da capital. A infestação da mosca-branca-do-fícus (Singhiella sp.) em árvores na capital motivou a prefeitura a decretar situação de emergência no último dia 26. Com a decretação, a PBH comunica oficialmente o Sistema Nacional de Defesa Civil sobre o problema na cidade, que fugiu do controle.
O gênero fícus tem grande relevância ambiental e paisagística para o município e hoje existem cerca de 12 mil árvores desse tipo em BH. No entanto, a mosca está destruindo as árvores das avenidas Bernardo Monteiro, no Bairro Santa Efigênia, Barbacena, no Bairro Santo Agostinho, e nos arredores da Igreja de Nossa Senhora da Boa Viagem, no Centro. A prefeitura, por meio da Gestão Ambiental da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMMA), constatou que a infestação está disseminada e continua se alastrando por várias regiões da cidade.
No dia da decretação, o coordenador da Defesa Civil Municipal, coronel Alexandre Lucas Alves, disse que o assunto tem que ser uma prioridade para se encontrar uma resposta. Segundo ele, não há resposta possível de aplicação em área urbana que seja permitida para combater a praga.