O número de mortes por causa da dengue pode chegar a 41. O hospital Odilon Behrens divulgou nesta quarta-feira que uma jovem de 21 anos morreu com suspeita da doença do tipo hemorrágica, nessa terça-feira. A Secretaria de Estado de Saúde (SES) também investiga outros dois casos em Divinópolis, no Centro-Oeste de Minas Gerais.
A jovem que morreu em Belo Horizonte é moradora do Bairro São Benedito, em Santa Luzia, na Região Metropolitana da capital. Ela foi atendida, primeiramente, na Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) do bairro, em 29 de março, onde chegou com dores abdominais, vômitos, diarreia e pressão baixa. Foi feito a hidratação, mas a mulher não melhorou. Por causa disso, foi transferida para o Hospital Odilon Behrens.
Os outros dois casos foram registrados em Divinópolis em menos de 24 horas. As duas vítimas, uma idosa moradora do bairro São José e uma mulher de 41 anos de Nova Serrana, estavam internadas no Pronto Socorro Regional. A primeira morte foi registrada na tarde de segunda-feira. A idosa, cuja idade e nome são mantidos em sigilo, estava internada há cerca de uma semana. A outra paciente faleceu na terça-feira. Ela teria sido transferida de Nova Serrana, com estado de saúde debilitado.
Nos últimos três dias, foram registrados pelo menos quatro mortes por suspeita de dengue em Minas. A última vítima foi a dona de casa Glaubiane Gomes Teixeira, de 27 anos, que morreu no Hospital Municipal de Contagem, na Grande BH. O marido dela, o carregador Roney Ferreira de Oliveira, de 31, disse ontem à noite que desde quarta-feira passada a mulher, com quem estava casado havia quatro meses, apresentava os sintomas da doença. Em nota, a Secretaria Municipal de Saúde de Contagem confirmou que a causa da morte de Glaubiane será investigada. Segundo o órgão, a paciente morreu em decorrência de síndrome de febre hemorrágica, por doença infecciosa de causa não identificada. Caso se confirme, a morte de Glaubiane será a terceira ocorrida na cidade por dengue.
A Secretaria de Estado de Saúde ainda não confirma nenhuma das mortes citadas. No último boletim divulgado pelo órgão na última quinta-feira, o Estado contabilizava 37 mortes por causa da dengue, mais que o dobro de óbitos (18) confirmados em todo no ano passado. O número de casos contabilizados chega 43.119.