Jornal Estado de Minas

Megablitz da Lei Seca prende oito pessoas na MG-10

Ao todo, 30 testes de etilômetros foram feitos e cinco recusados - Foto: Gladyston Rodrigues/EM/D.A/Press


A Polícia Militar Rodoviária (PMRv) montou uma megaoperação na madrugada deste domingo para flagrar motoristas que tentaram infringir a Lei SecaA ação ocorreu na MG-10, altura do km 13, em Belo Horizonte e contou com a participação de 32 policiaisAo todo, 236 veículos foram fiscalizados.

Conforme balanço divulgado pela PM, oito pessoas foram presas, sendo três delas por crime de embriaguez - que ocorre quando o motorista apresenta índice superior 0,34 miligramas de álcool por litro de ar expelido - outra também por crime de embriaguez, direção perigosa e tentativa de homicídio, uma por crime de embriaguez mais posse de droga, outra por crime de direção perigosa, outra por posse de droga e uma pela entrega de direção a pessoa incapacitadaAo todo, 15 CNHs foram recolhidas e nove veículos removidos.

A blitz durou de 0h30 às 5h30 e ocorreu no sentido aeroporto de Confins. Cinco inabilitados foram flagrados ao volante e outros cinco se recusaram a fazer o teste do bafômetro. "O ponto é estratégicoOs motoristas saem em alta velocidade da Avenida Cristiano Machado e entram na rodovia a 110 km por horaAlém de fiscalizar o consumo de bebida alcoólica, estamos atentos ao excesso de velocidade, que muitas vezes provoca acidentes", ressalta o major Agnaldo Lima de Barros.

Pela nova Lei Seca, que prevê tolerância zero ao consumo de álcool, o motorista que se recusa a soprar o bafômetro comete infração é é multado em R$ 1.945Se ele apresentar um conjunto evidente de embriaguez, como hálito etílico, fala desconexa e andar cambaleante pode ser preso em flagranteQuem faz o teste e apresenta nível de alcoolemia entre 0,5 e 0,33 miligramas de álcool por litro de ar expelido também comete infração, é multado no mesmo valor e tem a CNH recolhidaQuem apresenta índice superior 0,34, além das sanções administrativas também responde processo criminal.