O parlamentar quer cobrar da prefeitura uma explicação sobre o que esta acontecendo na escola“Chegou a denúncia que queriam segregar os alunos com necessidades especiaisA prefeitura alegou que iria reformar a outra escola, por isso os alunos foram para láAs vagas para alunos com necessidades especiais estão diminuindo e estudantes que foram preteridos estão sofrendo de depressãoA prefeitura não está se empenhando muito nisso, vamos cobrar uma solução nesse caso”, afirma.
De acordo com a assessoria do vereador, em 2005, a escola especial tinha cerca de 500 alunos e era referência em ensino e inclusãoAtualmente, segundo dados da secretaria municipal, a escola atende a 90 alunosAinda conforme a secretaria, desde 2008, as duas escolas municipais estão instaladas no mesmo prédio e para melhorar o atendimento ao público foi necessário reorganizar e potencializar o uso do espaço físico pelas duas instituiçõesA Escola Municipal Vereador Antônio Menezes atende a 304 estudantes da educação infantil, com idades entre três e seis anos, nos dois turnos, cerca de 150 crianças por turno.
O que o vereador vai questionar é uma suposta divisão que se formou no ambiente escolar, porque os alunos regulares são crianças e os portadores de necessidades especias são mais velhos, chegando alguns a 30 anosPara Moreira, o prédio não possui condições para receber tantos alunos
Discussão sobre inclusão
A audiência pública, marcada para 13h, vai discutir o critério usado para inclusão na escolas de Belo Horizonte e as providências que serão tomadas para devolver educação de qualidade, respeito e dignidade, tanto para alunos especiais, quanto regulares nesse caso específico de Venda NovaRepresentantes da secretaria e da gerência de inclusão vão participar do debate
Em nota, a secretaria informou que durante os meses de novembro e dezembro de 2012, várias reuniões foram realizadas entre pais, professores, gerências regionais de educação para discutir a questãoAs reivindicações foram ouvidasComo resultado, em 2013, os espaços do prédio foram setorizados novamente, sem nenhuma interferência nos elementos de acessibilidade já existentes ou prejuízos das atividades desenvolvidas nas duas escolas.