Ao longo da Avenida Dom Pedro I, entre a Região Norte e Venda Nova, as máquinas avançam para alargar a via que será um dos três corredores do transporte rápido por ônibus (BRT, da sigla em inglês) em Belo HorizonteSegundo moradores e comerciantes da região, as desapropriações caminham bem nos imóveis na própria avenida, mas ninguém sabe o que vai acontecer com cerca de 50 famílias que têm casas na Rua das Pedrinhas, em Venda Nova, via paralela à Pedro I que terá imóveis desapropriados
Há 20 dias, a presidente da Associação dos Moradores da Pedro I, Vilarinho e adjacências, advogada Ana Cristina Drumond, participou de audiência pública na Câmara Municipal e ouviu da prefeitura que em até um mês a Superintendência de Desenvolvimento da Capital (Sudecap) reajustaria os valores das propostas já feitas e dar retorno aos moradores“Isso ainda não aconteceuHá imóveis em que os processos de desapropriação já estão correndo na Justiça e os donos nem foram notificadosA prefeitura está se esquecendo que aqui moram pessoas”, diz Ana Cristina.
O aposentado Isaú Archanjo, de 82 anos, há 52 morando na Rua das Pedrinhas, uma das mais tradicionais de Venda Nova, recebeu proposta de R$ 110 mil pela casa construída com paredes duplas, três quartos, sala, cozinha, varanda e ampla área verde“Com esse valor não consigo nem jogar no chão e transportar as coisas que tenho”, reclamaSegurando o desenho que fez da casa, ao lado da filha Magda Rosana, de 48, ele se emocionaA filha não consegue entender o motivo de tanto descaso“Ninguém até hoje conseguiu nos explicar qual é o projeto, o que vai ser feito ou qual parte do lote que vai precisar ser demolidaAté agora só nos avisaram que a avenida deve ocupar uma faixa de cerca de um metro para dentro do lote e onde está a casa eles vão precisar posicionar as máquinas”, afirma Magda
Os vizinhos José Francisco Pereira, de 60, e Vitório Pereira Filho, de 62, têm uma longa história em suas casas, na Rua das Pedrinhas também, mas até hoje não receberam comunicado oficial da PBH sobre a desapropriação“É uma tensão maluca, temos conhecimento que o BRT vai passar aqui, mas não sabemos o que vai acontecer num futuro próximoAs máquinas estão se aproximando e fica essa dúvida”, diz Vitório“Se nos for oferecido um valor compatível, não vamos atrapalhar a modernização da cidadeMas precisamos ser respeitados”, acrescenta Francisco.
VIAS COMPLICADAS
O problema das desapropriações pode ser ainda maior em outras duas regiões da cidade, comprometendo a viabilidade de duas novas avenidas antes da Copa do MundoEm outubro do ano passado, a PBH já tinha levantado 342 imóveis a serem retirados para abertura da Via 710, que fará a ligação das avenidas Cristiano Machado e dos Andradas, sem passar pelo Centro de BHO Estado de Minas fez contato com a Sudecap, responsável pelas desapropriações, mas até o fechamento desta edição os números não foram enviados pela empresa
O problema se repete na Via 210, avenida que fará a conexão da Tereza Cristina com a Via do Minério, na Região do BarreiroEm outubro, a previsão era de 155 famílias a serem retiradas, sendo que 56 já tinham deixado os imóveisSegundo o portal da transparência para a Copa do Mundo, as desapropriações da Via 210 estão previstas para serem concluídas em julho deste ano, enquanto as obras vão até setembro