Em situação precária há décadas, uma das atrações históricas mais importantes do Vale do Rio São Francisco, a Ponte Marechal Hermes, que liga Pirapora a Buritizeiro, no Norte de Minas, vai passar por uma restauração completa, envolvendo vários órgãos – municipais, estaduais e federaisApós a interferência do Ministério Público estadual, por meio da Promotoria Especializada de Defesa do Patrimônio Histórico, Cultural e Turístico de Minas Gerais, será formada uma força-tarefa para recuperar o equipamento, inaugurado em 1922Os dois municípios norte-mineiros também firmaram um termo de ajustamento de condutas (TAC) perante o MPE, no qual foram estabelecidos prazos e medidas para a interdição e recuperação do patrimônio históricoA execução dos trabalhos foi acertada em reunião, anteontem, entre a promotoria especializada e os representantes do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), Secretaria do Patrimônio da União (SPU), Instituto Estadual do Patrimônio Histórico de Artístico (Iepha) e da Ferrovia Centro Atlântica (FCA/Vale), concessionária do trecho ferroviário de Pirapora, que vão fazer parte da força-tarefa com representantes dos municípios de Pirapora e Buritizeiro
Há mais de três décadas a ponte deixou de ser usada para o transporte ferroviário e passou a enfrentar um processo de deterioraçãoNos últimos seis anos, por ela só é permitida a passagem de pessoas a pé, de bicicletas e motocicletas, usando as passarelas lateraisDevido à sua precariedade, em 24 de dezembro, uma menina de 8 anos – Vanessa Oliveira Alves – que fazia a travessia em companhia da mãe, Apoliene Gomes de Oliveira, caiu no Rio São Francisco, passando por um buraco entre as tábuas da ponteO corpo da criança foi resgatado pelos bombeiros sete dias depois, em Ibiaí, a 50 quilômetros de Pirapora.
De acordo com o promotor Marcos Paulo de Souza Miranda, coordenador da Promotoria de Defesa do Patrimônio Histórico, Cultural e Turístico, no TAC firmado, anteontem, ficou determinada interdição da passarela do lado direito da ponte (sentido Pirapora-Buritizeiro) dentro de 48 horasFoi fixado o prazo de 30 dias para que os dois municípios promovam a reforma emergencial da passarela esquerda da Marechal Hermes, estando vetada a passagem de motocicletasA FCA vai fornecer a madeira para a recuperação do pisoOutra providência, a ser tomada dentro de 10 dias, é a substituição, pela Cemig, das lâmpadas queimadas, para garantir mais segurança dos pedestres à noite
O coordenador da promotoria especializada disse que os custos para reforma completa da ponte ainda serão levantados“Dentro de 30 dias, o Iepha vai elaborar um diagnóstico para recuperação integral da ponte, verificando os aspectos da deterioração e a oxidação da estrutura, pintura e iluminação cênicaSomente depois de tomarmos conhecimento do montante de recursos necessários é que vamos iniciar uma nova rodada de negociações com os órgãos envolvidos na força-tarefa para viabilizarmos as verbas para a restauração completa do equipamento”, explica Marcos Paulo, que assinou o TAC com as promotoras Graciele de Rezende Almeida, da Comarca de Pirapora, e Ana Eloísa Marcondes da Silveira, da Promotoria Especializada de Defesa do Meio Ambiente na Bacia do Rio São Francisco.
SAIBA MAIS: Material da Bélgica
Nas primeiras viagens dos trens da Central do Brasil, em 1910, os vagões de carga levaram um considerável volume de material para a construção de uma ponte sobre o Rio São FranciscoSua construção estava vinculada ao antigo projeto de ligar por ferrovia o Rio de Janeiro a Belém do ParáMas o tempo passou e o governo mudou de planosSe construída, serviria tão somente para ligar Pirapora a Buritizeiro, e isso foi conseguido da União pelo coronel Ramos, uma liderança política localA ponte foi construída entre 1920 e 1922 em frente ao porto, acima das corredeiras, com material importado: partes metálicas da Bélgica e o cimento, em tambores, dos Estados UnidosFoi inaugurada em 7 de outubro de 1922 pelo então presidente da República, Epitácio PessoaTem 694m de comprimento, em 14 vãos, sendo os 10 centrais de 55m e os quatro marginais de 36m cada, e 8m de largura, com dois passeios laterais de 2m de largura