Sete detentos fugiram do Presídio de Manhuaçu, na Zona da Mata de Minas no fim da noite de quarta-feira. Três fugitivos foram recapturados pouco depois nos bairros Bom Pastor e Engenho da Serra, ainda na cidade. De acordo com a coordenação do presídio, os presos serraram as celas e pularam o muros da cadeia em uma área escura sem que a vigilância percebesse, porque era o horário de troca de agentes penitenciários
.
Uma grande operação foi montada pelas polícias Militar e Civil na cidade e em municípios vizinhos para buscar os detentos. Segundo a coordenação, o presídio está superlotado tendo capacidade apara 68 albergados e suportando atualmente 199. Os presos já estavam mostrando indicativos de fuga com motins e protestos por causa das condições precárias da cadeia. Conforme a coordenação, nunca houve uma fuga tão grande na unidade prisional.
Em nota, a Subsecretaria de Administração Prisional (Suapi) informou qque a polícia está à procura, juntamente com agentes do presídio, dos foragidos Fábio Júnior Gomes, de 25 anos, Guilherme Ferreira Gomes, de 25 anos, Joseph Diego Julio Ribeiro, de 19 anos e Wesley Gomes Ferreira, de 27 anos. A unidade prisional instaurou um procedimento interno para apurar as circunstâncias do ocorrido.
No dia 29, uma ação de resgate de presos na Penitenciária de Segurança Máxima de Francisco Sá, no Norte de Minas, terminou com dois detentos mortos durante troca de tiros. Outros dois albergados foram recapturados e os envolvidos no resgate presos. Há suspeita de que façam parte do PCC de São Paulo.
No dia 19, três presos fugiram da Cadeia Pública de Pompéu, no Centro-Oeste de Minas Gerais. De acordo com a Polícia Militar (PM), os detentos cavaram um braco na parede da cela e acessaram o pátio da unidade prisional, que fica anexada à Delegacia de Polícia Civil da cidade. Logo depois, os fugitivos escalaram um muro e conseguiram fugir sem levantar suspeitas do policial militar que fazia a segurança.