Trezentas pessoas presas em Minas Gerais somente nesta quinta-feira. Este é o resultado de uma megaoperação da Polícia Civil, realizada, simultaneamente, em todo o país. A ação foi feita, para marcar a comemoração dos 205 da criação da corporação.
De acordo com a assessoria da Polícia Civil, além das 300 prisões em todo o estado, foram cumpridos 493 mandados de busca e apreensão, que resultaram na apreensão de 37 armas de fogo, cerca de R$ 33 mil em dinheiro, 385 pedras de crack, 1,5 kg da mesma droga e aproximadamente 4 kg de cocaína. Também foram recolhidos celulares, balanças de precisão e aves da fauna silvestre.
Até a noite desta quinta-feira a corporação não tinha informações detalhadas sobre as prisões realizadas. Entre os presos há criminosos foragidos, traficantes e homicidas. Segundo a assessoria, nesta sexta-feira serão prestadas mais informações sobre a ação conjunta que contou com a participação de grande efetivo policial.
A megaoperação foi batizada de “PC 27”, já que ocorreu em todos os 26 estados brasileiros, al[ém do Distrito Federal. Ela foi proposta pela chefe de Polícia do Rio, delegada Martha Rocha, que preside atualmente o Conselho Nacional dos Chefes de Polícia Civil. A data escolhida, 9 de maio, se dá pela comemoração do Dia da Polícia Judiciária.
Balanço parcial divulgado pela Agência Brasi indica que em todo o país foram presas 1.179 pessoas e apreendidos 14 adolescentes. As prisões se deram por meio do cumprimento de mandados e, também, de flagrante delito. Ao todo foram mobilizados 4.610 agentes e 535 delegados da Polícia Civil.