Jornal Estado de Minas

BH terá mais 114 km de ciclovias

Pistas em várias regiões da capital terão pequeno trecho concluído até julho, logo após o recapeamento de asfalto

Paula Sarapu

Tão logo a Superintendência de Desenvolvimento da Capital (Sudecap) terminar recapeamento do asfalto, a BHTrans começará a construir mais ciclovias
A capital tem 114 quilômetros de projetos executivos já elaboradosA Avenida Olegário Maciel, na Regional Centro-Sul, receberá uma ciclovia, com tachões na pista para separar a área exclusivaNa Avenida Otacílio Negrão de Lima foi feito recapeamento para completar a ciclovia da orla da PampulhaAté julho, serão instalados mais 7,5 quilômetros, mas os projetos em outras avenidas da região – como na Atlântica, Tancredo Neves e Heráclito Mourão – estão parados.

Orçada em R$ 1,2 milhão, a obra no entorno da lagoa começou na quarta-feiraSegundo o supervisor do projeto Pedala BH, Mauro Luís Cardoso, esse trecho não pôde ser feito no mesmo nível que a calçada, como os 11,5 quilômetros já existentes, e uma parte da pista será separada aos ciclistas, a exemplo da Rua Professor MoraesA pista de rolamento da Otacílio Negrão de Lima ficará com duas faixas para veículos, com 3,3 metros cada, e a ciclovia terá pista de 2,5 metros.
“A ciclovia bidirecional será feita de forma segregada na viaMas a pavimentação ali estava muito deteriorada e por isso tivemos de esperar o recapeamento asfáltico para fazer um serviço de qualidade, ou correríamos risco de perder recursos”, explicou Mauro Luís, lembrando que o novo trecho ganhará sinalização vertical e horizontal, além de pintura.

Já na Avenida Fleming, entre a Otacílio Negrão de Lima e a Rua Sena Madureira, o trecho de pouco mais de um quilômetro, orçado R$ 150 mil, foi concluídoA ciclovia vai ligar o Bairro Ouro Preto e adjacências até o entorno do principal cartão0postal de BH, mais precisamente perto da Igreja de São Francisco de AssisSegundo o supervisor do Pedala BH, foi preciso conciliar parte da ciclovia no asfalto e parte no canteiro central, que foi alargado para facilitar o acesso de pedestres também

Para a Olegário Maciel, o projeto será semelhante ao da João Pinheiro, junto ao canteiro central, com a pista separada por tachões
A diferença será a corA ciclofaixa não será pintada de verde, para economizarMauro Luís informou que o asfalto será mantido e a cor vermelha ficará somente nas interseções, indicando ponto de alerta para ciclistas e motoristas“É um exemplo de que aproveitamos o recapeamento para avaliar nossos projetosNem havia nada previsto para a João Pinheiro, mas o asfalto novo favoreceuTemos 114 quilômetros de projetos executivos elaboradosQuando a Sudecap finalizar o recapeamento, vamos ver o que dá para antecipar”, disse o supervisor

Barbacena

Ainda em 2013, há previsão de se instalar uma faixa para ciclistas na Avenida Barbacena, aproveitando a execução da obra na Olegário MacielCom isso, a rota estará ligada ao Bulevar ArrudasNas avenidas Santos Dumont e Paraná, no Centro, os projetos dos corredores de ônibus do BRT (da sigla em inglês para Bus Rapid Transit) já contam com ciclovias
No primeiro caso, segundo a BHTrans, o espaço já foi separado e estará posicionado nas calçadas laterais

A Sudecap está refazendo o asfalto em alguns corredores viários da cidade, mas não informou as áreas contempladasO recapeamento começou uma semana depois que o Estado de Minas publicou os gastos do município com as operações de tapa-buracosNo ano passado, as nove regionais gastaram R$ 17.980.873,79 para fechar 247.716 buracos

À época, especialistas ouvidos pela reportagem disseram que o trabalho era malfeito e que não resolviaAssim, durante a madrugada, as primeiras vias que estão ganhando asfalto novo são as avenidas Nossa Senhora do Carmo, do Contorno e Raja GabagliaEste ano, a estimativa de gastos é de R$ 55 milhões para cerca de 145 quilômetros de ruas.

Enquanto isso...

…começa obra de integração do BRT

A Secretaria de Estado de Transportes e Obras Públicas (Setop) autorizou ontem o início das obras do Terminal Metropolitano Morro Alto, em Vespasiano, na Grande BH, que será integrado ao BRT da capitalO custo é de R$ 21,5 milhões e a previsão é que fique pronta no segundo semestre de 2014O terminal receberá 50 mil passageiros por diaOntem, perários das obras do BRT suspenderam a paralisação por melhores condições de trabalho e voltaram ao serviçoSegundo a empresa Constran, eles solicitaram audiência com a gerência da obra para discutir pagamento de hora extra, alimentação melhor e participação nos lucros.