De acordo com o arquiteto e urbanista da BHTrans, Sérgio Manini, o projeto tem origem em demandas da própria comunidade e vem sendo estudado desde 1996Em 2010, as primeiras mudanças foram implantadas na Rua Conceição do Mato Dentro, a principal via do bairro Ouro Preto, que serve de rota para moradores de regiões próximasSegundo Manini, quase três anos depois, outras alterações vão “mudar drasticamente o comportamento da região”
“O adensamento populacional aumentou demais e precisamos buscar alternativas inteligentes para melhorar a região”, afirma o presidente da associação comunitária, Márcio SaldanhaEle se preocupa com mais um processo de expansão no bairro, com o novo empreendimento que substituirá o Clube do América e trará mais moradores.
A partir desta quarta-feira, o semáforo no cruzamento da Avenida Tancredo Neves, com Rua Manoel Elias de Aguiar e Avenida Miguel Perrela, no Castelo, fica reduzido de quatro tempos para doisAssim, estão proibidas as conversões à esquerda e retornos no cruzamento.
Na próxima quarta-feira, outra etapa começa a valer
“O grande problema da região é a capacidadeA melhoria no desempenho operacional traz mais fluidez e segurança A equação é simples nessa operação coletora e arterial da regiãoA maioria das vias opera com uma pista de duas faixas, com aproximadamente sete metrosCom a mão única, esse espaço dobra”, explica o arquitetoOutra etapa de alterações no Bairro Castelo já está sendo discutida, mas ainda não há previsão de implantação
Bares e restaurantes
A Avenida Fleming, conhecida pela concentração de bares e restaurantes, passa a receber um fluxo muito maior de carros seguindo na direção contrária à orla da lagoaO novo tráfego vai esbarrar com o movimento noturno e de fim de semana na via“A Fleming está subutilizada e agora vai passar a ser a via de suporte do bairro”, afirma Manini
A BHTrans montou uma sinalização com horários de estacionamento flexíveis, proibindo parada nos períodos de pico e liberando para o movimento comercial à noiteO presidente da associação comunitária faz um apelo pela educação de motoristas na avenida e cobra mais vigilância“A situação é que os comerciantes usam mal aquele espaçoPrecisa ter uma fiscalização da BHTrans aliOs motoristas param em fila dupla e existe um grande desrespeito com a comunidade local”, afirma SaldanhaA população já levou as demandas à empresa de trânsito e ao comando da 17ª Companhia do 34º Batalhão da PM, responsável pelo patrulhamento na área
Confusão nos primeiros dias
Agentes da BHTrans estão nos bairros informando a população sobre a mudança e vão monitorar o trânsito nos primeiros diasA grande mudança deve ser para passageiros de ônibus que perdem a possibilidade de descer na Rua Monteiro Lobato (no sentido Centro/bairro) e agora vão precisar desembarcar na Fleming
Para o jogo no Mineirão, no dia 17 de junho, pela Copa das Confederações, a expectativa é que condutores e pedestres já estejam acostumadosMesmo assim, o procedimento padrão é manter uma operação especial nesse dia com a presença de agentes e apoio da PM
Saldanha têm a expectativa de melhoria para região, mas disse que espera uma avaliação da BHTrans e caso seja verificada alguma mudança sem resultado, a comunidade vai exigir novo planoO representante da BHTrans também tem boas perspectivas sobre a mudança: “A cidade está crescendo, tem que se acostumar com as mudanças, que são opções para o caos”, completa Manini