A BHTrans começa a implantar nesta quarta-feira alterações no trânsito que vão impactar a rotina de moradores dos bairros Ouro Preto, Castelo, Paquetá e Santa Terezinha, na Região da Pampulha. A área suporta grande quantidade de veículos e serve de rota em eventos no Mineirão, Mineirinho e Lagoa da Pampulha. O objetivo é aumentar em 100% a fluidez do tráfego, reorganizando a mão de direção de algumas ruas. A BHTrans também quer facilitar a circulação dos pedestres implantando mais semáforos e sinalizações de travessia. A Associação Comunitária do Bairro Ouro Preto apoia as alterações, mas cobra fiscalização da empresa de trânsito.
De acordo com o arquiteto e urbanista da BHTrans, Sérgio Manini, o projeto tem origem em demandas da própria comunidade e vem sendo estudado desde 1996. Em 2010, as primeiras mudanças foram implantadas na Rua Conceição do Mato Dentro, a principal via do bairro Ouro Preto, que serve de rota para moradores de regiões próximas. Segundo Manini, quase três anos depois, outras alterações vão “mudar drasticamente o comportamento da região”.
“O adensamento populacional aumentou demais e precisamos buscar alternativas inteligentes para melhorar a região”, afirma o presidente da associação comunitária, Márcio Saldanha. Ele se preocupa com mais um processo de expansão no bairro, com o novo empreendimento que substituirá o Clube do América e trará mais moradores.
A partir desta quarta-feira, o semáforo no cruzamento da Avenida Tancredo Neves, com Rua Manoel Elias de Aguiar e Avenida Miguel Perrela, no Castelo, fica reduzido de quatro tempos para dois. Assim, estão proibidas as conversões à esquerda e retornos no cruzamento.
Na próxima quarta-feira, outra etapa começa a valer. As vias mais impactadas são as ruas Mantena e Monteiro Lobato, onde haverá restrição para mão única direcional, além da Avenida Flemig, que receberá todo o fluxo de veículos que seguirem do Ouro Preto para o Castelo (geralmente condutores que saem da Avenida Presidente Carlos Luz/Conceição do Mato Dentro em direção à Avenida Tancredo Neves).
“O grande problema da região é a capacidade. A melhoria no desempenho operacional traz mais fluidez e segurança. A equação é simples nessa operação coletora e arterial da região. A maioria das vias opera com uma pista de duas faixas, com aproximadamente sete metros. Com a mão única, esse espaço dobra”, explica o arquiteto. Outra etapa de alterações no Bairro Castelo já está sendo discutida, mas ainda não há previsão de implantação.
Bares e restaurantes
A Avenida Fleming, conhecida pela concentração de bares e restaurantes, passa a receber um fluxo muito maior de carros seguindo na direção contrária à orla da lagoa. O novo tráfego vai esbarrar com o movimento noturno e de fim de semana na via. “A Fleming está subutilizada e agora vai passar a ser a via de suporte do bairro”, afirma Manini. Recentemente, o trecho recebeu novas ciclofaixas, atitude que segundo o arquiteto, será uma prioridade nos próximos projetos de trânsito pela cidade.
A BHTrans montou uma sinalização com horários de estacionamento flexíveis, proibindo parada nos períodos de pico e liberando para o movimento comercial à noite. O presidente da associação comunitária faz um apelo pela educação de motoristas na avenida e cobra mais vigilância. “A situação é que os comerciantes usam mal aquele espaço. Precisa ter uma fiscalização da BHTrans ali. Os motoristas param em fila dupla e existe um grande desrespeito com a comunidade local”, afirma Saldanha. A população já levou as demandas à empresa de trânsito e ao comando da 17ª Companhia do 34º Batalhão da PM, responsável pelo patrulhamento na área.
Confusão nos primeiros dias
Agentes da BHTrans estão nos bairros informando a população sobre a mudança e vão monitorar o trânsito nos primeiros dias. A grande mudança deve ser para passageiros de ônibus que perdem a possibilidade de descer na Rua Monteiro Lobato (no sentido Centro/bairro) e agora vão precisar desembarcar na Fleming.
Para o jogo no Mineirão, no dia 17 de junho, pela Copa das Confederações, a expectativa é que condutores e pedestres já estejam acostumados. Mesmo assim, o procedimento padrão é manter uma operação especial nesse dia com a presença de agentes e apoio da PM.
Saldanha têm a expectativa de melhoria para região, mas disse que espera uma avaliação da BHTrans e caso seja verificada alguma mudança sem resultado, a comunidade vai exigir novo plano. O representante da BHTrans também tem boas perspectivas sobre a mudança: “A cidade está crescendo, tem que se acostumar com as mudanças, que são opções para o caos”, completa Manini.