As autoridades mineiras estão em alerta por causa da proliferação do vírus H1N1, que provoca a doença conhecida como gripe suína. Mais um óbito foi confirmado nesta segunda-feira no Estado. Trata-se de uma mulher de 34 anos, que morreu em 18 de maio, em Uberaba, na Região do Triângulo Mineiro. Os exames que confirmaram a doença ficaram prontos apenas na última semana. A Secretaria Municipal da cidade também informou que um homem morreu em Delta, município da mesma região, em 26 de maio. A Secretaria Estadual de Saúde (SES) não confirma nenhum dos dois óbitos.
A Secretaria de Saúde de Uberaba intensificou as orientações aos moradores devido à epidemia da gripe suína em São Paulo. Como a cidade é próxima de alguns municípios paulistas, há o risco de a doença se alastrar pelo Triângulo Mineiro. Para que isso não aconteça, já foram instalados frascos com álcool em gel em todas unidades de saúde. Também estão sendo distribuídos medicamentos Tamiflu nas Unidades de Pronto-Atendimento e nos hospitais.
Ainda de acordo com a Secretaria de Saúde de Uberaba, outro óbito foi registrado em Delta, também no Triângulo Mineiro. Trata-se de um homem de 44 anos, que morreu em 26 de maio. A SES não confirmou nenhuma das duas mortes. No último balanço divulgado pelo órgão, na quarta-feira, 23 pessoas tiveram confirmado por exames o contágio pela gripe suína, sendo que três delas morreram.