Guilherme Paranaiba
Será apresentado oficialmente hoje, às 8h, no Minascentro, Região Centro-Sul da capital, o Batalhão Copa, unidade da Polícia Militar composta de 1.580 homens e mulheres para atuar em grandes eventos em Belo Horizonte, especialmente a Copa das Confederações e o Mundial de 2014. Ontem ocorreu a primeira chamada do grupo, com participação de metade do efetivo. Os militares foram distribuídos de acordo com a divisão de cada uma das seis companhias, para se familiarizar com as escalas de serviço e com o trabalho que será desenvolvido nos hotéis, pontos turísticos, aeroportos e estádios. Na parte da manhã, com a presença do governador Antonio Anastasia, a cúpula da PM comemorou o aniversário de 238 anos da corporação.
Segundo o tenente-coronel Hércules de Paula Freitas, comandante do Batalhão Copa, a 1ª Companhia da unidade ficará responsável pelo Mineirão, local dos jogos na capital, além do Sesc Venda Nova, na região de mesmo nome, e da Arena Independência, Leste de BH, que são os campos oficiais de treinamento das seleções. A 2ª Companhia terá como função o patrulhamento na Praça da Estação, no Centro, onde serão exibidos os jogos. Já os militares da 3ª Companhia vão patrulhar os hotéis das delegações e quatro pontos turísticos: Praça do Papa, Praça da Liberdade, Pampulha, e , aos domingos, a Feira de Artesanato da Avenida Afonso Pena. A 5ª Companhia será específica para mobilidade e dará atenção especial aos terminais rodoviários da cidade. Por fim, a 6ª Companhia dará retaguarda às demais, fazendo o papel de uma companhia Tático Móvel.
“A sede administrativa de todas as guarnições será a Academia de Polícia Militar (APM) no Bairro Prado (Oeste de BH), de onde vão partir as instruções”, diz o tenente-coronel. Ainda segundo o militar, a presença maciça do efetivo vai ocorrer nos dias de jogos em Belo Horizonte. “Nos demais dias, o trabalho será regido por uma escala de policiais”, completa o comandante. Para o governador Antonio Anastasia, a nova unidade é importante para dar tranquilidade aos turistas que visitarão Minas, além de reforçar a segurança da população mineira. “Além de ajudar a divulgar o estado em todo o mundo, a Copa das Confederações e a Copa do Mundo nos deixarão como legado na área de segurança essa estrutura que vem sendo implantada, assim como o conhecimento adquirido por nossas instituições policiais nesses dois grandes eventos”, afirma o governador.
ANIVERSÁRIO
Na mesma academia onde ficará sediado o Batalhão Copa foi comemorado ontem o 238º aniversário da Polícia Militar. O governador Antonio Anastasia participou da entrega da Medalha Alferes Tiradentes a 193 personalidades e grupos que prestaram serviços de destaque à corporação. Segundo o comandante-geral da PM, coronel Márcio Martins Sant’Ana, a corporação tem uma responsabilidade significativa na prestação de serviços à comunidade. “Nosso grande desafio é continuar sendo uma instituição de credibilidade, em que o povo mineiro siga confiando”, diz o coronel.