Jornal Estado de Minas

BRT deve atender 700 mil passageiros por dia em BH

Para isso, porém, é preciso superar dificuldades e erros em obras de infraestrutura

Jorge Macedo - especial para o EM
Valquiria Lopes

- Foto: Beto Novaes/EM/D.A Press

Belo Horizonte espera ter até o ano que vem 700 mil passageiros por dia apenas no sistema de transporte rápido por ônibus (BRT, na sigla em inglês)Do total, superior à população de todas as outras cidades mineiras, 420 mil pessoas se deslocarão usando linhas municipais e 280 mil, linhas metropolitanas que vão passar pelos corredores do BRT na cidadeO número de 700 mil usuários representa quase metade das atuais 1,58 milhão de pessoas transportadas no sistema convencional e um incremento diário de 40 mil passageiros no sistema de transporte público municipal, que chegará a 1,62 milhão de usuários/diaOs números levam em conta o início da operação do novo sistema em três corredores: avenidas Antônio Carlos/Pedro I; Paraná/Santos Dumont e Cristiano MachadoMas, para alcançar o desempenho previsto, a Prefeitura de BH precisa contornar problemas que vem enfrentando no curso das obras, como atrasos e erros de projetoRecentemente, a administração precisou multar em mais de R$ 1 milhão uma empresa de consultoria responsável pela fiscalização de uma das intervenções, como informou o prefeito Marcio Lacerda, ontem, durante o 3º Congresso As Melhores Práticas SIBRT na América Latina, que reuniu na capital mineira especialistas em transporte e urbanismo. 


Veja o infográfico sobre o BRT



No mês passado, a administração municipal assistiu à necessidade de destruição de trechos de concreto da Avenida Antônio CarlosMesmo destino teve uma estação inteira do BRT na Cristiano MachadoCorrigir erros durante a operação são premissas básicas que, segundo o arquiteto e urbanista Jaime Lerner – precursor da implantação do BRT no Brasil e palestrante do congresso – são prioritárias para se chegar à qualidade do transporte

De acordo com o prefeito Marcio Lacerda, a multa recentemente aplicada a uma das contratadas do município refere-se ao descumprimento das obrigações de fiscalização e gerenciamento da obra na Avenida Antônio Carlos“Isso gerou problemas, atrasos e a empresa foi multada por descumprimento de contrato”, disse o prefeito, afirmando tratar-se de procedimento normal na relação entre o poder público e as empresas de engenhariaEle afirmou ainda que muitos dos problemas enfrentados nas obras são fruto de erros de projeto

“O Brasil ficou parado por 20 anosPor isso, temos uma carência no ramo de empresas de construção e muitas vezes os projetos executivos ainda apresentam erros”, disse“O importante é que não é a prefeitura que está pagando por isso”, disse

Grande BH

Além dos três corredores em construção na capital, o sistema BRT chegará à região metropolitanaCom a ampliação, a ideia é chegar a 100 quilômetros de malha, ou seja, 78 quilômetros de vias além dos atuais 22 que estão sendo implantados nos corredores Cristiano Machado, Antônio Carlos/Pedro I e Paraná/Santos DumontAs três obras já em andamento custarão cerca de R$ 1 bilhão e têm previsão para terminar até o fim do anoOs testes nas pistas estão marcados para janeiro e fevereiro, meses antes da Copa do Mundo 2014No Corredor Cristiano Machado, a pista central no sentido Centro/bairro será aberta ao tráfego no próximo dia 15

Ibirité, Sarzedo, Contagem e Betim são os primeiros municípios da região metropolitana cotados para serem ligados à capital pelo sistema BRTA BHTrans e o governo do estado já iniciaram um estudo para implantar a nova modalidade, passando pela Avenida Amazonas e pela Via Expressa, em Belo Horizonte

O objetivo é que sistema opere em pista exclusiva, com pagamento antecipado de passagens e embarque no mesmo nível em ônibus articuladosA expectativa para esse trecho, bem como para os outros ramais em construção na cidade, é de operação com intervalo de um minuto entre uma viagem e outra“Temos condições de operar com esse tempo nos horários de picoNos momentos em que a demanda for menor, podemos trabalhar com intervalos de três e quatro minutos”, afirmou ontem o diretor de Planejamento da BHTrans, Célio Freitas, durante o congresso

Palestrante convidado, o arquiteto e urbanista Jaime Lerner – precursor da implantação do modelo quando era prefeito de Curitiba, em 1974 – falou sobre a importância do sistema frente à demora para construção do metrô“Defendo os sistemas de superfície, porque operam onde estão a vida e o trabalho das pessoas na cidadePor outro lado, o sistema de BRT é mais viável economicamente quando não se têm recursos para implantar o metrô”, afirmouAtualmente já são 156 as cidades no mundo que operam o sistema BRT

Especialista faz elogio ao sistema da capital

A integração de vários tipos de transporte é a peça-chave para garantir fluidez ao trânsito de qualquer cidadeAlém disso, é preciso transferir os usuários do transporte individual cada vez mais para o serviço público de alta capacidadeEssas foram as principais premissas defendidas pelo arquiteto e urbanista Jaime Lerner durante o 3º Congresso As Melhores Práticas SIBRT na América LatinaPioneiro na implantação do BRT em Curitiba, há três décadas, ele defende que o sistema é uma das melhores saídas para a mobilidade urbana.

Sobre Belo Horizonte, o arquiteto elogiou a implantação do BRT, que classificou como uma “senhora rede”Segundo ele, a escolha da modalidade de transporte foi a melhor para a capital, levando em consideração as demandas por expansão da capacidade de transporte e a insuficiência de recursos para construção do metrôNo entanto, o especialista destacou a necessidade de que o sistema tenha conexão com outras formas de transporte público, para que o atendimento seja de qualidade.

Sustentabilidade, economia e rapidez na realização de obras também foram defendidos por Lerner para o futuro das cidadesSegundo ele, tão importante quanto reduzir o uso do automóvel particular é separar e reciclar o lixo e ser rápido na implantação das ações que vão dar forma aos grandes centros no futuro“A velocidade é importanteTemos que ser rápidos para evitar nossa própria burocraciaQuando temos boas ideias, é só começar”, afirmaComo exemplo, Lerner citou a realização de obras em Curitiba, feitas em tempo recordeUma delas foi o Jardim Botânico, erguido em três meses, e outra, a de um teatro que ficou pronto em apenas 60 dias


ENQUANTO ISSO.....METRÔ AVANÇA EM MARCHA LENTA

Para quem aguarda a ampliação do metrô da capital, os prazos serão mais demoradosDe acordo com o prefeito Marcio Lacerda, os projetos executivos para as obras nas linhas 1, 2 e 3 devem ficar prontos até o fim do ano e o edital de licitação da parceria público-privada (PPP) deve ser lançado no início do próximo anoCom as obras, os atuais 20 quilômetros de malha metroviária serão ampliados para 45 quilômetrosPara o Vetor Sul da capital estão sendo feitos estudos de viabilidade para uma linha ligando a Savassi ao Bairro Belvedere, ainda sem prazo para sair do papel.