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Estado de Minas

Vapor Benjamim Guimarães, que completa 100 anos, será revitalizado

Prefeitura de Pirapora firmou compromisso com o Ministério Público de Minas Gerais e deverá fazer reformas em pisos e forros. Também deverá elaborar projeto de reforma geral da embarcação


postado em 07/06/2013 13:31 / atualizado em 07/06/2013 13:34

(foto: Leandro Couri/EM/D.A Press)
(foto: Leandro Couri/EM/D.A Press)

O Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), por meio da Promotoria de Justiça de Defesa do Patrimônio Histórico, Cultural e Turístico de Pirapora firmou um acordo com a prefeitura da cidade para que o Executivo municipal revitalize o Vapor Benjamin Guimarães, tombado como patrimônio de Minas Gerais e que completa 100 anos em 2013. O Estado de Minas mostrou em reportagem no mês de fevereiro a rotina da embarcação que arrebatava as corredeiras do Rio São Francisco entre Sobradinho e Juazeiro, na Bahia.

Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (Iepha) emitiu nota técnica em abril deste ano, informando a necessidade de execução de um projeto completo de restauração do vapor, assim como por medidas emergenciais para que ele continue navegando. A partir desse documento, o MPMG firmou Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) com a prefeitura.

Conforme o termo, no prazo de 120 dias, a prefeitura deverá substituir os pisos comprometidos, impermeabilizar dos forros que ficam expostos ao tempo e recuperar das partes metálicas que apresentam ferrugens. Além disso, dentro desse prazo, o município terá que apresentar, por meio de profissional especializado, projeto de restauro integral, submetendo-o no mesmo prazo à aprovação do Iepha. Após a aprovação do projeto de restauro integral, a prefeitura terá que executar no prazo de 24 meses, concluindo no prazo definido no projeto.

Fiscalização

O MPMG poder vai fiscalizar a execução do termo de conduta por meio de vistorias. O descumprimento das obrigações firmadas pela prefeitura implicará o pagamento de multa diária no valor de um salário mínimo.

(foto: Leandro Couri/EM/D.A Press)
(foto: Leandro Couri/EM/D.A Press)
A embarcação


» Construção: 1913, nos EUA

» Capacidade: 190 passageiros, 78t de carga

» Alimentação: 1metro cúbico de lenha (equivalente a 100 toras)

» Caldeira: 1.840 litros de água do rio

» Estoque de lenha: 60 metros cúbicos

» Potência: 60 HP (12 mil kg de força)

» Propulsor: Roda de popa de 11 pás em madeira e ferro

» Dimensões: 43,8 m de comprimento, 8 m de boca, 1,2 m de pontal, 9,25m de contorno. Calados máximo e mínimo: 1m e 0,6m.

» Tonelagem bruta: 142t

» Velocidade: 10,4 km/h (econômica) e 12,8 km/h (máxima)


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