Falhas no sistema nacional da Polícia Federal (PF) provocaram atrasos e reagendamentos para a entrega e emissão de passaportes. Na capital mineira, algumas pessoas chegaram a esperar mais de três horas após o horário previamente marcado pela corporação.
De acordo com a PF, o sistema passou por atualizações no último sábado para tentar agilizar a emissão do documento. Entre as medidas tomadas, está a integração com o sistema do Ministério das Relações Exteriores. Nesta manhã, a rede chegou a ficar fora do ar em Belo Horizonte e foi retomado na parte da tarde. Conforme a corporação, o problema já está sendo sanado, porém ainda não há um prazo para a conclusão.
Na Unidade de Atendimento Integrado (UAI) da Praça Sete, várias pessoas ficaram impacientes com a demora. O professor de história, Hyllo Nader, de 24 anos, veio de Juiz de Fora para Belo Horizonte apenas para solicitar o passaporte. Mesmo previamente agendado, teve de enfrentar um longo período de espera. “O pessoal está sendo solícito, mas o sistema cai toda hora. Várias pessoas estão reagendando e outras desistindo. Como moro fora, vou esperar até o último minuto”, disse. A previsão da PF é que os atendimentos aconteçam até às 19h.
Segundo o professor, houve um atraso superior a três horas em relação ao horário agendado pelos solicitantes. Algumas pessoas cansaram de esperar o atendimento e desistiram do serviço.