O coordenador de Operações Policiais do Detran, delegado Ramon Sandoli, explica que desde a alteração do Código de Trânsito Brasileiro, em 1997, o controle de veículos de transporte clandestino deixou de ser atribuição do seu departamento“O Detran vinha colaborando, mas a demanda hoje é tão grande que os nossos pátios não têm condições de receber os carros apreendidos com perueiros pelo DER e pela PRFSó recebe quando há infrações do condutor ou do veículo”, justifica.
No dia 4, a Comissão de Transporte, Comunicação e Obras Públicas da Assembleia Legislativa discutiu o problema e apontou a incompatibilidade entre a Lei 19.445, de 2011, e o Decreto 45.997, de 2012A lei determina, no parágrafo 7º, que o veículo seja recolhido, com ônus ao proprietário e que a fiscalização deve ser feita pelo DERO decreto, por sua vez, sustenta que pessoas físicas ou jurídicas interessadas em credenciar pátios para esse fim não podem ser as mesmas cadastradas pelo DetranEsse impasse acabou impedindo a aplicação da medida, já que a maioria dos pátios é credenciada pelo Detran.
A comissão aprovou três requerimentos em nova reunião, no dia 6O primeiro para que seja enviado pedido ao governador Antonio Anastasia para revogar o parágrafo 2º do artigo 1º do Decreto 45.997, que proíbe o credenciamento de pátios registrados no Detran
O Detran tem cinco pátios terceirizados nos bairros Olhos D’Água, Jardim Vitória, Venda Nova, Engenho Nogueira e BetâniaPara retirar o veículo, o proprietário tem de pagar diária de R$ 27, o reboque de R$ 152 e todos os impostos e multasÉ comum ele abandonar o veículo porque a dívida ultrapassa o valor do carro ou da motoNo do Betânia, a ordem é não receber veículo da PRF, porque o local está lotado com mais de 4 mil carros e motos, mas nenhum de perueiro.
Para a PRF, o problema está longe de ser resolvidoO inspetor Júnior informou que a instituição estuda se é mais viável financeiramente assinar convênio com um depósito de veículos ou abrir um pátio próprio“O Detran só aceita veículos quando envolve crime, a não ser que tenha ordem judicial para recolher o carro do perueiroO máximo que temos feito é retirar os passageiros, multar e liberar o veículo”, afirmou
O DER divulgou nota ontem confirmando que está impedido de usar os pátios do Detran por causa do decreto“Essa determinação dificulta que o DER encontre pátios disponíveis
Apreensões
Até abril deste ano, segundo o DER, a média foi de 325 carros de perueiros apreendidos por mêsConsiderando essa proporção, hoje 11 veículos estão sendo liberados por dia pela fiscalizaçãoDe janeiro a abril, o departamento fez 1.978 operações, abordou 71,5 mil veículos, reteve 5 mil para regularizar alguma pendência, apreendeu 1,3 mil e fez o transbordo de 2.022 passageiros
Livres para circular, perueiros fazem filas para apanhar passageiros, como o Estado de Minas flagrou ontem à tarde na BR-040, em frente à Ceasa, saída para Sete LagoasO motorista de uma Dobló cobrava R$ 4 para levar gente até o trevo de Ribeirão das NevesO motorista de um Uno tentou acomodar quatro pessoas no banco traseiro, mas não conseguiuDiante do desconforto, um homem, que mora no Bairro Santa Cecília, em Esmeraldas, na Grande BH, embarcousua mulher com a bagagem no carro e aguardou outro perueiro“Eles cobram o preço do ônibus, R$ 4,50”, disse o homem.
A BHTrans informou que recebe em seu pátio, na Avenida Belém, no Esplanada, Região Leste, apenas veículos de perueiros que na área urbanaVans, escolares e outros veículos que fazem o transporte irregular intermunicipal, mesmo apreendidos na capital, são entregues ao DERJá o comandante do Batalhão de Trânsito de Belo Horizonte (BPTran), coronel Roberto Lemos, disse que os carros apreendidos pela sua unidade são levados para o depósito da BHTrans.