O novo viaduto que liga a Avenida Olinto Meireles à Avenida Tereza Cristina, na Região do Barreiro em Belo Horizonte, foi aberto nesta quarta-feira, mas o movimento de veículos ainda é pequeno. O local está sinalizado indicando aos motoristas a possibilidade de acesso ao Centro, sem passar pela Cidade Industrial, onde o tráfego fica lento por causa do fluxo de veículos que saem de Contagem e Betim. No entanto, poucos condutores optaram pelo novo acesso.
Com cerca de 300 mil habitantes e reconhecido polo comercial e industrial, o Barreiro começa a receber grandes obras de trânsito. Além do novo viaduto, ficaram prontos recentemente avenidas dentro da Vallourec & Mannesmann e em breve a Via 210 vai ligar a Avenida Tereza Cristina com a Via do Minério.
A obra realizada pelo Secretaria de Estado de Transportes e Obras Públicas (Setop) e Departamento de Obras Públicas do Estado de Minas Gerais (Deop-MG) conta com recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), do governo federal, e é dividido em três grandes partes: saneamento e requalificação ambiental do Arrudas; implantação de um novo sistema viário melhorando o acesso ao vetor oeste e a Região do Barreiro e remoção de 1.025 famílias que antes viviam em condições precárias às margens do ribeirão. Essas pessoas estavam sob os riscos de inundação e desmoronamento nos dias de fortes chuvas.