A caminhada até o estádio será de aproximadamente 1, 5 quilômetro. As rotas são nas avenidas Abrahão Caram, Carlos Luz e das Palmeiras. O trajeto será cercado por gradis de segurança e o acesso ao Campus da UFMG também está vetado para os torcedores.
“O Plano começou desde 2009. A partir do início desse ano houve um detalhamento. Vários órgãos foram envolvidos. A situação está bem padronizadas nas sedes. A Copa das Confederações se aproxima mais da Copa do Mundo do que o evento teste que fizemos antes, o jogo entre Brasil e Chile. No show do McCartney também houve mobilização das pessoas. Eu creio que se conseguirmos dar opções de locomoção e houver contribuição, isso será muito importante”.
Ao ser questionado sobre a ausência de um legado de mobilidade e apenas ações emergenciais no trânsito, Lacerda justificou as ações como emergenciais e salientou que as mudanças efetivas poderão ser vistas na Copa do Mundo. “Em 2014, teremos um plano com o BRT. São operações especiais para um evento oficial (Copa das Confederações). Definimos o recesso escolar nos jogos para ver o impacto. Essa é a nossa oportunidade para testar. Na Copa’2014 será feito um plano similar a esse, mas ajustado a nova forma do trânsito na capital”, completou.
Ônibus gratuitos
Para facilitar a ida ao estádio serão criados os Terminais Copa. Ao todo, 300 ônibus com transporte gratuito circularão pela cidade.
“Valerá o conceito de áreas de restrição. São três pontos principais: Mineirão, Mineirinho e o clube da UFMG. Em consequência disso, várias vias estarão fechadas ao tráfego. É bom lembrar que cada um dos Terminais Copa terá pontos específicos de desembarque. Além de que oferecemos serviços de vans para levar pessoas idosas e com dificuldade de caminhar. Eles precisam avisar na compra do ingresso para que seja providenciado o serviço para essas pessoas. As ruas serão abertas ao tráfego normal três horas após a partida”, disse o presidente da Bhtrans, Ramon Victor César.
No dia das partidas, a entrada na área restrita será controlada por postos de verificação veicular.
Entrada no estádio
O coronel Bettoni, da Polícia Militar, aproveitou a ocasião para explicar como será o processo de entrada no estádio. Uma preocupação dos torcedores é com a lentidão no acesso às catracas por causa da revista na entrada. “Será executado o mesmo modelo da Copa’2014, no qual os produtos como mochila, garrafas e coisas de pequeno porte serão verificadas. Depois que ele passa desse primeiro contato, e no estádio haverá dois sistemas de controle. Produtos metálicos, armas e outros objetos. E num segundo momento, a entrada com os ingressos tem outra vistoria”,
afirmou.
Moradores da Pampulha
Os moradores da Pampulha receberão informativos sobre as proibições. Todos que residem na área serão credenciados para terem a circulação liberada. Os veículos dos moradores não poderão ficar estacionados nas ruas. A Orla da Lagoa da Pampulha também tem estacionamento proibido – entre a Igreja São Francisco e a avenida Santa Rosa -, no dia dos jogos.
Reclamações do comércio
Mesmo considerando a necessidade das medidas, o esquema de segurança elaborado para os jogos vem causando alguns transtornos, como o relatado por Leonardo Mota, dono de um bar na Rua Desembargador Paula Mota, na entrada do Bairro Ouro Preto, Região da Pampulha. O estabelecimento fica em frente ao hotel onde está hospedada a seleção do Taiti. Segundo ele, quatro quarteirões foram fechados para a entrada de veículos pela BHTrans e o Grupo de Ações Táticas Especiais (Gate). “Onde o estacionamento é permitido, colocaram uma placa informando que está proibido. Acredito que o movimento hoje vai ser praticamente nulo. Isso inibe as pessoas até de bater um papo e conversar, com o som das sirenes”, reclama.
Praça da Estação
A Praça da Estação promoverá uma programação especial durante a Copa das Confederações. Telões com a exibição dos jogos e shows serão oferecidos à população. Com isso, alterações serão feitas no trânsito do local. A expectativa é que a atração diária ocorra entre 13h e 0h. O evento fará com que a avenida dos Andradas e ruas próximas sejam interditadas (Caetés, Tupinambás e Guaicurus e Viaduto da Floresta. O metrô e algumas linhas de ônibus funcionarão em horário alternativo para atender o público presente na Praça da Estação.
O secretário municipal, Camilo Fraga, salientou que as vias não serão fechadas integralmente durante os 15 dias de competição. “Nós reiteramos o fato de o fechamento de uma via para o evento do Arraial de Belô. Mas isso será gradual. Em dias dos jogos da Seleção e fins de semana, esperamos um público maior. É importante a atenção para os horários na avenida dos Andradas”, disse Camilo Fraga.
Será executado o mesmo modelo da Copa’2014, no qual os produtos como mochila, garrafas e coisas de pequeno porte serão verificadas. Depois que ele passa desse primeiro contato, e no estádio haverá dois sistemas de controle. Produtos metálicos, armas e outros objetos. E num segundo momento, a entrada com os ingressos tem outra vistoria.
(Com informações de Cristiane Silva).