Os corpos dos dois operários que foram soterrados no final da tarde desta quarta-feira em Leandro Ferreira, no Centro-Oeste de Minas, foram encontrados pelo Corpo de Bombeiros de Nova Serrana no final da noite. Foi necessário uma retroescavadeira para localizar as vítimas.
Segundo o Corpo de Bombeiros, José Hélio Ferreira, de 49 anos e José Osvaldo Mota, de 39, trabalhavam em uma fazenda na comunidade rural de Areias. Junto a outros quatro trabalhadores, as vítimas estavam calçando as manilhas que seriam usadas para canalizar a água da plantação.
Enquanto eles perfuravam o solo, a parte de cima de um barranco, de aproximadamente 7 metros de altura, cedeu. Os trabalhadores não usavam equipamentos de segurança e não havia nenhuma proteção para conter o barranco. Ainda assim, para o sargento Leite, do Corpo de Bombeiros, a morte dos operários é considerada acidental. “O solo do barranco está seco. Aparentemente, não havia perigo de desabamento”, diz.
Dos seis trabalhadores que estavam no local, José Hélio e José Osvaldo foram os únicos atingidos pelo barranco. Eles morreram na hora. Os corpos foram encaminhados para o IML de Bom Despacho.