Das 8h às 18h, período de maior concentração de pessoas nos locais, será distribuído o informativo “Mude seu jeito de ver a gripe. Ela mata”, que estará disponível nos estandes, banners, além de adesivos e vídeos educativos que serão exibidos no espaço interno da rodoviária. Equipes da Secretaria de Estado de Saúde (SES), com profissionais bilíngues, também vão abordar os viajantes de origem estrangeira.
Segundo a SES, as empresas de ônibus também serão envolvidas na campanha, orientando os passageiros e afixando adesivos em suas frotas. Também está prevista a capacitação em mobilização contra a gripe para os funcionários das rodoviárias.
As ações preventivas têm início no sábado (15), e serão realizadas das 8h às 18h, período de maior concentração de pessoas.
O tempo mais frio e ambientes com grande aglomeração de pessoas podem favorecer a proliferação do vírus. Neste mês, além de receber a Copa das Confederações, Minas Gerais também terá pré-jornadas preparatórias para a Jornada Mundial da Juventude.
Gripe no estado
Quatro pessoas já morreram por causa da gripe suína em Minas Gerais. A última vítima é uma mulher uma mulher de 34 anos, que morreu em 18 de maio, em Uberaba, na Região do Triângulo Mineiro. Outro caso - de um homem morreu em Delta -, município da mesma região, em 26 de maio, ainda é investigado. Os exames que podem confirmar se a vítima contraiu o vírus H1N1 ainda não ficaram prontos.
De acordo com o último balanço, divulgado pela SES na semana passada, 30 pessoas foram infectadas pelo vírus em Minas Gerais neste ano. Dessas, quatro morreram. No ano passado, foram registrados 187 casos de gripe suína, sendo que 47 vítimas morreram.