Jornal Estado de Minas

Interior de Minas apóia onda de protestos. Veja as programações para hoje

Simone Lima
Cerca de 10 mil pessoas ocuparam ontem as ruas de Divinópolis, no Centro-Oeste de Minas, para apoiar a onda de protesto no país
Com nariz de palhaço e faixas nas mãos, crian ças, jovens e idosos se uniram em um único grito: “Vem pra rua”A manifestação começou às 18h na Praça Benedito Valadares e ganhou as ruas da cidadeLojas chegaram a baixar as portas, temendo vandalismo, mas a passeata seguiu pacífica, com apoio da PM.

O movimento foi organizado por estudantes, que usaram as redes sociais para convocar a sociedadeUm dos organizadores, Leonardo Santos, se emocionou com a mobilização popular“Foi muito além do esperadoÉ uma grande satisfação saber que na cidade a manifestação se tornou o assunto da população”, disse.

O pequeno Otávio, de 7 anos, conseguiu convencer a mãe, Elaine Oliveira, de 36, a levá-lo à passeataMesmo com medo, ela decidiu apoiar a iniciativa do filho“Meu marido foi contra, minhas amigas tambémMas ele queria muitoEle se interessa por esses assuntos”, conta
Com a cara pintada, o menino manda um recado: “Tem gente passando frio no chão do hospital e o governo coloca o dinheiro no bolso”.

Aos 72 anos, a professora Terezinha Castro decidiu participar do movimentoCom a bandeira do Brasil nas mãos, ela se emocionou com a iniciativa“Acho maravilhoso tudo issoO brasileiro está acordando e percebendo que o povo é quem faz o país”, ressaltaUma das figuras mais conhecidas de Divinópolis, frei Leonardo Lucas foi de batina ao protesto“Espero que este movimento continue cada vez mais e com força maiorPrecisamos de um país democrático”, dizA manifestação terminou por volta das 20h.

PATOS DE MINAS Mais de 2 mil pessoas saíram às ruas no fim da tarde em Patos de Minas, no Alto Paranaíba, para pedir melhoria na educação e saúde e protestar contra corrupção no paísIniciada às 17h, a passeada percorreu várias ruas e avenidas da cidade, sendo encerrada à noite nana Praça do Coreto.

OURO PRETO Pelo menos 5 mil estudantes ocuparam ontem as ruas de Ouro Preto, na Região Central de Minas, para protestar contra o alto preço das tarifas de ônibusEles saíram à tarde da frente da Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop) e marcharam até a Praça Tiradentes, onde ocorreu uma grande concentração à noite.

No trajeto até a principal praça da cidade, os manifestantes passaram em frente à casa que seria do diretor de uma empresa de transporte urbano do município
A Polícia Militar acompanhou a manifestação a distância, para garantir a segurança dos manifestantes e do patrimônio público.

HOJE

VARGINHA
A PM vai dar a segurança à manifestação hoje, a partir das 17h, em Varginha, no Sul de Minas, segundo ficou definido em reunião com os organizadoresNo encontro, líderes do movimento se comprometeram a orientar os participantes a evitar violência e vandalismo.

MURIAÉ
Milhares de estudantes deverão participar hoje, a partir das 18h, na Praça João Pinheiro, em Muriaé, do 1º Manifesto Muriaé contra a Corrupção, movimento convocado pelas redes sociais.

UBERLÂNDIA
Faixas e cartazes em diferentes pontos de Uberlândia anunciam para hoje manifestação estudantil contra o alto preço da tarifa de ônibus e a corrupção na políticaA concentração está marcada para as 17h, na Praça Clarimundo Carneiro, seguindo em passeata até a sede da prefeitura.