Jornal Estado de Minas

Trânsito é fechado na Praça Sete com chegada de manifestantes

Militantes do MST também fecharam três faixas da Avenida Afonso Pena, no sentido Centro. Na Praça Sete, algumas centenas de manifestantes já se organizam

Cerca de 400 militantes do MST fecharam as três faixas da Avenida Afonso Pena, no sentido Centro - Foto: Mateus Parreiras/EM/D.A.Press
Manifestantes começaram, por volta das 11h30, a ocupar a Praça Sete, no Centro de Belo HorizonteDe acordo com a BHTrans, o grupo ainda é pequeno, mas as vias já foram fechadas preventivamente para garantir a segurança dos participantes.

Militantes do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra, que se concentravam na sede do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), na Avenida Afonso Pena, também começaram a se deslocar até a Praça Sete fechando as três faixas da avenida no sentido Centro.

Segundo a BHTrans, grupos pequenos de manifestantes também se concentram nas proximidades do Palácio das Artes e do viaduto Santa TerezaAos motoristas que passam pela Avenida Afonso Pena, a empresa de trânsito informou ter providenciado desvios na Rua Curitiba, para quem segue em direção ao Mangabeiras, e pela Rua Espírito Santo para quem vem pelo sentido contrário.

Além dos militantes do MST, participantes do Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) e profissionais da Educação também devem se unir ao grupo na Praça Sete.

Segurança

Uma das maiores operações militares da história de Belo Horizonte está montada para tentar garantir a segurança durante os protesto desta quarta-feira, dia de jogo da Seleção Brasileira no MineirãoApenas entre agentes da Polícia Militar e da Força Nacional estão mobilizados 5.567 policiais, um reforço de mais de 55% em relação ao efetivo de 3.580 de sábado, durante o jogo entre Japão e México.

O contingente, que terá também 1.500 militares do Exército e reforço da Polícia Rodoviária Federal nos acessos à capital, pode contar ainda com pelotões da PM que estão em alerta em cidades da Região Metropolitana de BHOs homens do Exército começaram a ocupar as proximidades do estádio desde o início da manhã.

O roteiro das manifestação ainda não foi confirmado, mas a expectativa é de que os manifestantes se desloquem para o Mineirão