“O sistema faz com que todas as viagens sejam monitoradas e ele imediatamente emite a multa”, afirmouEm contrapartida, Ramon admite que ainda é preciso melhorar a fiscalização de um dos maiores alvos de reclamação dos usuários: o excesso de passageiros dentro dos coletivos“A mais difícil de fazer é (fiscalização) da lotaçãoAinda precisamos avançar nesse quesito”, reconheceu“Os equipamentos disponíveis no mercado são muito caros e não dão garantia estatística da infração”, acrescentouO diretor-presidente da BHTrans disse que esteve em uma feira de eletrônicos do setor há menos de dois meses na qual nenhum fornecedor apresentava um aparelho com que medisse a lotação com nível de confiança para multar por excesso de passageiros“Estamos trabalhando, mas é um processo mais difícilA autuação é feita quando constatada a infração visualmente”, disse
Ramon Victor Cesar disse, porém, que a recorrência das multas não foi suficientes para descredenciar nenhum concessionárioOs contratos com os quatro consórcios foram publicados anteontem no portal da BHTrans na internet após pedido dos manifestantes que ocupam o saguão da Câmara MunicipalEles queriam ter acesso à fórmula de cálculo que dá origem ao valor da passagem de ônibus na capitalQuanto à qualidade, o contrato permite que a BHTrans aplique sanções às concessionárias pela “inexecução parcial ou total das obrigações estabelecidas”, como advertência, multa, suspensão temporária de participação em licitação, entre outrasO valor de cada multa varia entre 0,001% a 4,5% do total do contrato firmado com cada concessionária
Pontualidade
A cláusula 9 dos textos se refere ao serviço prestadoA pontualidade é o primeiro item de qualidade previsto, seguido de regularidade, continuidade, eficiência, atualidade, segurança, conforto, higiene e outrosO contrato determina que a BHTrans é responsável por planejar, regular, controlar e fiscalizar a prestação dos serviçosA demora para chegar aos pontos de ônibus é, segundo Ramon, outra grande queixa dos usuários, às vezes até mais que a lotação“O trânsito da cidade tem impacto nisso e faz inclusive com que a gente tenha que usar um número maior de ônibus para conseguir chegar
Segundo Ramon, a BHTrans criou recentemente uma gerência de auditoria da qualidade do serviço após verificar um número alto de reclamações da infração conhecida como queimar o ponto, ou seja, quando o motorista passa direto e deixa o usuário esperando o próximo coletivo“Nessa gerência, vamos levantar todas as informações, dar um tratamento estatístico, concentrado e trabalhar focado na linha ou região onde o problema for frequente”, explicouO trabalho, justifica, era feito de forma mais isolada e agora ganhou uma estruturaAs linhas que atendem a estação Barreiro, por exemplo, têm muita infração e serão checadas pelo novo setor“A estação funciona muito bem, o problema é no percurso.”
Tarifa
Uma auditoria está sendo feita para apurar a rentabilidade das empresas que operam o transporte público de Belo HorizonteSegundo o diretor-presidente da BHTrans, o resultado, previsto para sair em novembro, pode apontar a possibilidade de uma redução da tarifa maior que os R$ 0,10 concedidos após o prefeito Marcio Lacerda desonerar as empresas do Imposto sobre Serviços (ISS) e do Custo de Gerenciamento Operacional (CGO)Ramon explicou que a tarifa inicial definida nos contratos com as concessionárias era a mesma vigente na época na capitalLogo que os papéis foram assinados, em novembro de 2008, no entanto, as empresas já trataram de calcular um reajusteUm mês depois, a BHTrans anunciou que, de R$ 2,10, a passagem em BH aumentaria para R$ 2,30Os outros ônibus que integram o sistema, como os suplementares e circulares, também tiveram reajuste.