Jornal Estado de Minas

Representantes do governo de Minas vão a Brasília pedir investimentos em mobilidade

Entre os projetos que serão levados para a ministra do Planejamento Miriam Belchior estão a revitalização do Anel Rodoviário e expansão do metrô da capital

Representantes do governo de Minas Gerais vão a Brasília na terça-feira para apresentar sete propostas de investimento em mobilidade urbana para a Região Metropolitana de Belo Horizonte
A comitiva mineira vai se reunir com a ministra do Planejamento Miriam Belchior e discutir possibilidades de recursos para o estado, diante da intenção da presidente Dilma Rousseff (PT) de investir R$ 50 bilhões nessa áreaEntre os projetos que serão levados estão alguns já apresentados anteriormente como a revitalização do Anel Rodoviário e expansão do metrô da capital

Veja detalhes sobre as sete propostas que serão apresentadas pelo Governo de Minas:

1Revitalização do Anel Rodoviário de Belo Horizonte
Custo: R$ 1,7 bilhão, sendo:
- R$ 200 milhões para obras imediatas (intervenções físicas, operação e manutenção)
- R$ 1,5 bilhão para Obras de Revitalização (estimativa)
Encontra-se em andamento no DER/MG o projeto de engenharia avaliado em R$ 15,5 milhões (com recursos do DNIT)O custo final da obra de revitalização será obtido quando da conclusão do projeto de engenharia (previsão: Abril/2014)

2Expansão da Rede de Metrô de Belo Horizonte
 Custo: R$ 2,97 bilhões (estimativa), sendo:
- R$ 1,04 bilhão do Orçamento Geral da União
- R$ 750 milhões via financiamentos
- R$ 1,18 bilhão em contrapartidas dos envolvidos (Governo de Minas, Prefeituras e parceiro privado)
Os projetos das linhas 1, 2 e 3 do metrô tiveram ordem de início em abril de 2013 e estão em andamento, com prazo contratual de 12 mesesO Consórcio da Linha 1 e 2  já realizou visitas às estações existentes  e está formulando os projetos de melhoria das mesmasAlém disso, o projeto funcional da Linha 2 está em desenvolvimento, com alternativas de traçado em estudo.
O Consórcio da Linha 3 está consolidando o trabalho do Projeto FuncionalAs sondagens e os serviços de geotecnia das três linhas já foram realizados, restando apenas poucas sondagens na área operacional do metrô a serem realizadas, sendo que os estudos topográficos estão em andamento.
Os custos finais de obra serão obtidos quando da conclusão do projeto de engenharia (previsão: maio/2014).

3Construção do Rodoanel Norte na Região Metropolitana de Belo Horizonte
Trata-se do Contorno Norte Metropolitano, que conectará os municípios de Sabará, Santa Luzia, Vespasiano, São José da Lapa, Pedro Leopoldo, Ribeirão das Neves, Contagem e Betim
Custo: R$ 4,05 bilhões, sendo:
- R$ 836 milhões do setor público (aproximadamente R$ 200 milhões/ano a partir do início das obras)
- R$ 3,21 bilhões do parceiro privado
A Secretaria de Estado de Transportes e Obras Públicas (Setop) publicou no dia 26/06/2013 a Consulta Pública
A participação por empresas, entidades representativas e da sociedade civil poderá acontecer até o dia 26 de julho de 2013.

4Pavimentação, sinalização e acessibilidade das vias municipais por onde trafegam as linhas de ônibus do Transporte Metropolitano em toda RMBH.
Trata-se da melhoria das vias por onde passam os ônibus metropolitanos, principalmente na região de Ribeirão das Neves .
Custo: R$ 150 milhões

5Projeto TREM (Transporte sobre Trilhos Metropolitano)
Trata-se de obra em modelagem de Parceria Público-Privada (PPP)Trecho intitulado de “Betim – Belvedere”, possuirá extensão de 35,6 km, contemplando 12 estações e atendendo as seguintes cidades: Contagem, Belo Horizonte, Ibirité e Nova lima.
Custo de Implantação: R$ 900 milhões (estimativa)
O Governo do Estado prevê a conclusão da modelagem da PPP até setembro de 2013 e realização da consulta pública para novembro de 2013Espera-se a publicação do edital até o final do 1º semestre de 2014As obras possibilitarão a integração do transportes das referidas localidades com a estação do metrô do bairro Eldorado, em Contagem (MG) e com a futura estação do Barreiro, em Belo Horizonte.

 6Sistema Viário do Vetor Norte da Região Metropolitana de Belo Horizonte
 Custo Total: R$ 1,136 bilhão, sendo:
- Contorno Norte de Lagoa Santa: R$ 116 milhões
- Via Perimetral Leste do AITN: R$ 91,7 milhões Entroncamento MG 010 (Lagoa Santa) - Entroncamento MG 020: R$ 179 milhões
- Contorno Leste de Lagoa Santa: R$ 345,1 milhões
- Santa Luzia – Plataforma Logística da RMBH - Entroncamento Contorno Leste de Lagoa Santa: R$ 123 milhões
- Ribeirão das Neves - Entroncamento LMG 800: R$ 281,6 milhões
Os projetos viários deverão ser concluídos em novembro de 2013.

7Melhorias viárias na Avenida Cristiano Machado
 Custo Total: R$ 247,0 milhões, sendo:
- Viadutos sobre a Avenida Sebastião de Brito: R$ 87 milhões
- Trincheira do Vilarinho: R$ 160 milhões

(Com Agência Minas)