Mesmo ainda sem projeto concluído ou verba assegurada, o contorno norte do Rodoanel metropolitano já tem estimativa de pedágio de R$ 3 a R$ 7, segundo calculado nas consultas públicas feitas pela Secretaria de Estado de Transportes e Obras Públicas (Setop)
A obra é uma das sete que serão pleiteadas por uma comitiva mineira capitaneada pelo vice-governador Alberto Pinto Coelho (PP) e o prefeito de Belo Horizonte, Marcio Lacerda (PSB), que tem encontro com a ministra do Planejamento, Mirian Belchior, às 9h30 de hojeO grupo está de olho na verba de R$ 50 bilhões que a presidente Dilma Rousseff (PT) anunciou depois das manifestações que se alastraram pelo país, para investir no setor de mobilidade a partir deste anoO pacote de reivindicações mineiras soma R$ 11,153 bilhões, o equivaleria a quase um quarto da verba anunciada pela presidente.
Intervenções
O Rodoanel Norte é a intervenção mais cara, orçada em R$ 4,05 bilhões Serão cobrados também a revitalização do Anel Rodoviário (R$ 1,7 bilhão), a expansão do metrô (R$ 2,97 bilhões), a pavimentação das vias de BRT metropolitano (R$ 150 milhões), a concessão do ramal ferroviário de Betim a BH para passageiros (R$ 900 milhões), os contornos viários de Ribeirão das Neves, Lagoa Santa e Santa Luzia (R$ 1,136 bilhão) e a construção de travessias elevadas e subterrâneas na Avenida Cristiano Machado (R$ 247 milhões)“O projeto do Rodoanel será algo fantástico para a Região Metropolitana de Belo HorizonteUma das grandes inovações será a cobrança da tarifa do pedágioO que mais demonstra o potencial do projeto é justamente o interesse de cinco empresas no projeto”, destaca Melles.
Três dessas intervenções foram prometidas pelo governo federal e não saíram do papel
De fora
Ainda assim não estão inclusas as cobranças por projetos de igual importância como a duplicação da BR-381, a Rodovia da Morte; utilização de ramais de trem para transporte de passageiros entre Divinópolis e Sete Lagoas e entre BH e Brumadinho; e a construção das alças sul e leste do Rodoanel.
A reunião entre a comitiva mineira e a ministra ocorre depois de representantes de São Paulo, Rio de Janeiro e Bahia terem sido recebidos ontemApós ouvir os representantes de Minas Gerais, será a vez de a ministra se encontrar com autoridades do Ceará, Paraná, Rio Grande do Sul e Pernambuco
O Ministério do Planejamento informa que as demandas para Minas Gerais não foram adiantadas e não são negociadas em paralelo, por isso ainda não há como especificar ainda se há viabilidade para que parte da verba de R$ 50 bilhões seja usada nos sete projetos destacados.
Apesar dos anúncios e da disposição do Ministério do Planejamento em receber comitivas dos estados, o professor de transporte e trânsito Márcio Aguiar, da Universidade Fumec, e mestre em engenharia de transportes, diz não acreditar que desta vez as verbas sairão“No caso do Rodoanel Norte, participei da sua concepçãoQuando fui secretário de Transportes em Contagem, em 1999, cheguei a encaminhar a desapropriação da área de domínio da via, mas desde então rigorosamente nada caminhou no Dnit (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes)”, afirma Cálculos iniciais mostram que o contorno Norte poderia remover até 15% do tráfego de veículos de carga que transitam pelo Anel Rodoviário, sem alterar, contudo, o deslocamento desse tipo de transporte no sentido Contagem/Betim/BH, que continuaria a percorrer a via
O atraso acumulado dos três trechos do Rodoanel metropolitano é de cerca de 20 anos
Para o especialista, das intervenções levadas a Brasília, a revitalização do Anel Rodoviário é a mais urgente das obras, devido ao grande número de acidentes que ocorrem todos os anos na estrada“Pelo menos a parte mais pesada do tráfego seria aliviada, mas tem de ter dinheiro para isso”, disse Aguiar
O início das obras do metrô é outra questão urgente, mas não por questões de segurança“Se não começa, a obra fica sujeita a mais adiamentosTinha então de começar, até para haver mais cobranças do povo e da imprensaPrincipalmente a parte subterrânea, que é mais cara e demorada”, afirmaUma das soluções propostas por ele seria a implantação de um monotrilho
A reportagem entrou em contato com o Dnit para saber se há empenho nas demandas que envolvem o órgão, como o Anel, o Rodoanel e a BR-381, mas o os servidores estão em greveA situação pode levar a mais um atraso na licitação de duplicação da Rodovia da Morte, cujas propostas das empresas participantes ainda são analisadas financeira e tecnicamente