O fogo vem provocando danos em pelo menos dois parques florestais em Minas, segundo dados divulgados ontem pela Força-Tarefa Previncêndio, do Sistema Estadual de Meio Ambiente. Somente este ano já foram registrados 52 incêndios em unidades de conservação ambiental estaduais, e 35 no entorno delas, sendo que 85 foram debelados. No Parque da Serra do Cabral, em Joaquim Felício, na Região Central, e no Parque Estadual de Paracatu, Noroeste de Minas, as chamas que começaram na terça-feira ainda devastavam a vegetação na tarde de ontem.
Em Joaquim Felício, oito brigadistas do Parque da Serra do Cabral trabalhavam com a ajuda de um avião Air Tractor da Previncêndio. Em Paracatu, quatro funcionários da unidade de conservação tentavam conter as chamas. Responsáveis pela gerência do parque seguiram para o local para analisar se será necessário reforçar a equipe e lançar mão de aeronaves no combate ao fogo.
De janeiro a junho foram detectados por meio de satélite 1.039 focos de calor em Minas Gerais. Em 2012, no mesmo período, eram 1.445 focos. O mês de julho, que no ano passado teve 884 focos de calor registrado no estado, até agora soma 213.