Jornal Estado de Minas

Prefeitura de BH prorroga inscrições para o meio passe até 15 de agosto

A Prefeitura de Belo Horizonte estendeu até o dia 15 de agosto o período de inscrições para o programa meio-passe, que concede desconto nas passagens do transporte coletivo da capital para estudantes do Ensino Médio.


Segundo a PBH, atualmente, 8,5 mil alunos se beneficiam do programa, que pode ser usufruído pelo cartão BHBus Beneficío Estudantil. A expectativa é de que 12 mil estudantes sejam atendidos ainda neste ano. O desconto de 50% no valor das passagens é destinado principalmente aos alunos do Ensino Médio para deslocamento de casa para a instituição de ensino, exclusivamente em dias letivos.

Podem se inscrever estudantes matriculados e frequentes em escolas de Belo Horizonte, que morem em uma distância superior a 1 quilômetro da instituição de ensino e, de preferência, membros de famílias beneficiárias de programas sociais como o Bolsa Moradia, Bolsa Família, Bolsa Escola Municipal, entre outros.

Um levantamento da prefeitura mostra que o maior número de alunos atendidos se encontra nas regiões. Nordeste (1.316 estudantes), Noroeste (1.089), Barreiro (1.055) e Venda Nova (1.041). Já as escolas públicas com maior número de estudantes beneficiários estão na região Centro-Sul da capital: a Escola Estadual Governador Milton Campos – o Colégio Estadual Central - , com 839 alunos atendidos, e o Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (Cefet/MG), com 472 estudantes.


Para solicitar o benefício é preciso procurar a Gerência de Atendimento (Gatente) nas regionais da PBH ou na Estação da Juventude, que funciona juntamente ao BH Resolve, na Avenida Santos Dumont, número 363, Centro de BH. Alunos menores de idade devem ir acompanhados dos pais ou responsáveis. Após a inscrição, o benefício é liberado no máximo em 40 dias.

Documentação necessária

- Formulário Requerimento de Auxílio Transporte Escolar preenchido, que pode ser acessado no site da PBH, clicando na aba Estudantes no lado superior da página principal

- Comprovante original de matrícula e frequência em escola situada a mais de 1 mil metros da residência do estudante, constatando dados e informações relacionados no formulário de requerimento

- Original e cópia de documentos de identificação do candidato ao benefício e do responsável (quando o estudante for menor de 18 anos)

- Original e cópia de comprovante de residência (contas da Cemig, Copasa ou telefone)

- Foto 3x4 colorida e recente

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 156 ou no site da Prefeitura de Belo Horizonte.