Jornal Estado de Minas

Cinco suspeitos são identificados após divulgação de imagens de vandalismo nos protestos em BH

Denúncias anônimas da população pelo 181 apontam a identidade de criminosos. Investigadores realizam trabalho de campo para intimar os envolvidos

- Foto: Divulgação/Polícia Civil

Um dia depois de a Polícia Civil ter divulgado imagens de 28 pessoas flagradas praticando atos de vandalismo durante os protestos ocorridos em junho, em Belo Horizonte, cinco suspeitos já foram identificados por meio de denúncias via 181De acordo com a a delegada Gislaine de Oliveira, os investigadores estão realizando trabalho de campo para confirmar a identidade.

Veja as imagens dos vândalos divulgadas pela Polícia CivilReconheceu algum? Denuncie pelo 181

“Muitas pessoas forneceram o endereço das residências dessas pessoas e até locais de trabalhoAgora estamos tentando confirmar a identidade de cada um deles, abordar e intimá-los a comparecer na delegacia para prestar depoimento”, explicaCaso o envolvimento dos investigados seja confirmado, a polícia irá concluir o inquérito e entrar com o pedido de prisão.

A expectativa, segundo a delegada, é de que mais envolvidos sejam identificados nos próximos dias“A partir do momento em que as pessoas percebem que elas podem contribuir para prendermos os responsáveis pelos vandalismos, elas serão mais encorajadas a nos auxiliar a prosseguir com a identificação”, afirma.

Investigações


As imagens e vídeos foram fornecidos pela população, câmeras do Olho Vivo e equipamentos de segurança do comércio, além de serviços de inteligência da Polícia CivilAs 28 fotos reveladas nessa quarta correspondem às pessoas que ainda não foram identificadas pela políciaDurante os dias de jogos, 176 pessoas foram conduzidas às delegacias da capital, 59 maiores foram indiciados e 33 menores apreendidosDos 78 inquéritos abertos à época dos protestos, 45 já foram concluídos e 33 ainda são investigados.

A coleta das imagens possibilitou a abertura de outros 44 inquéritos após as manifestaçõesCerca de 80 pessoas já são investigadas, mas a Polícia Civil acredita que este número vai aumentar, pois à media que mais imagens são analisadas, mais delitos são verificados, o que também aumenta o número de suspeitos.