“Me ameaçaram de morte se eu fizesse alguma coisaE levaram o carregamento de tênis.” Quem relata os momentos de medo é o caminhoneiro Rodrigo Rodrigues Pinto, de 53 anosUm bandido armado abordou Rodrigo quando ele se preparava para entrar no centro de distribuição de uma empresa no Bairro Nacional, em Contagem, com o equivalente em R$ 100 mil em pares de tênis e sapatos“Outro bandido chegou de moto e os dois me puseram no baú do caminhãoDisseram para eu sair só depois de 15 minutos”, lembra o caminhoneiroO tempo foi suficiente para os ladrões levarem a carga de tênis femininos, avaliada em R$ 35 mil.
Casos como o de Rodrigo são mais frequentes este ano em Minas GeraisSegundo a Polícia Civil, houve 90 ocorrências de roubo de carga de maior valor (superiores a R$ 81.360) em todo o estado de janeiro a junhoO número é 32% maior que o registrado no mesmo período de 2012 e representa uma média um crime a cada dois diasO cenário se torna ainda mais preocupante para a polícia diante do grau de especialização de algumas quadrilhas que atuam no estadoSegundo investigações da Delegacia Especializada de Repressão ao Furto Roubo e Desvio de Cargas, é cada vez mais comum bandidos usarem equipamentos eletrônicos sofisticados para barrar a comunicação entre motoristas e empresas de transporte
“Nesse tipo de crime, as quadrilhas são altamente especializadas
Bloqueador
Diante da sofisticação das quadrilhas, o delegado Hugo Arruda admite que o trabalho de investigação demanda mais tempo“São muitos indivíduos e cada um exerce uma função”, afirmaPor sua vez, o consultor técnico do Sindicato das Empresas de Transporte de Carga de Minas Gerais (Setcemg), Luciano Medrado, informou que um grupo de trabalho foi criado no ano passado para discutir medidas para combater o roubo de cargas e lidar com quadrilhas que usam tecnologiaSegundo ele, o principal desafio é buscar informações para fomentar o trabalho de inteligência da polícia“Os bandidos contam sempre com informações privilegiadas”, diz
Saiba mais
Rastreamento interrompido
As quadrilhas especializadas em roubo de carga usam a tecnologia a seu favorCom um aparelho conhecido como jammer (foto acima), o sinal de GPS emitido por caminhões para uma central de rastreamento que acompanha o trajeto é bloqueadoEm seguida, o equipamento usado é a vassoura, que funciona como um detector de metais à procura do rastreador no meio da carga, que é descartado depois de encontradoSegundo transportadoras, mesmo
com o desenvolvimento de rastreadores mais potentes, há bloqueadores que podem ser comprados no mercado paralelo.