Depois de esperar sem sucesso pela concretização de projeto elaborado há uma década pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) para desafogar o trânsito na região do Bairro Belvedere, Zona Sul de Belo Horizonte, governo do estado e prefeitura da capital decidiram se unir para concretizar obras do viaduto do Portal Sul ligando a BR-356 à estrada para Nova Lima, na região metropolitana. Segundo o prefeito de BH, Marcio Lacerda, devem começar até o fim do ano as obras da nova estrutura, a ser construída na lateral da BR, próximo à Copasa, transpondo as duas pistas, no sentido BH- Nova Lima. Com isso, veículos que seguem principalmente em direção aos condomínios do município vizinho não usarão mais o trevo do BH Shopping. A previsão é de que as obras durem entre oito e 14 meses.
“O projeto já está pronto, só falta licitar”, disse o prefeito ontem, depois de assinar convênio com o estado, que vai bancar a maior parte da obra, R$ 11,7 milhões dos R$ 13 milhões. O restante ficará a cargo do município. Mesmo com a iniciativa, o projeto inicial, feito há 10 anos pelo Dnit, ainda ficará desfalcado, já que no plano constam dois viadutos. A ligação no sentido Nova Lima-saída para o Rio de Janeiro, que evitaria que motoristas recorressem ao viaduto da Avenida Raja Gabaglia, não sairá do papel por enquanto.
O complexo viário Portal Sul foi originalmente orçado em R$ 28 milhões. O Dnit aguardava recursos federais para dar início à licitação, mas a iniciativa privada saiu na frente, construindo uma trincheira e uma alça de acesso, intervenções definidas pelo Ministério Público em termos de ajustamento de conduta (TAC), que custaram R$ 7,6 milhões. Em reunião sobre mobilidade em Brasília, no início do mês, ficou acertado que o estado e o município garantiriam inicialmente a construção do viaduto de transposição da BR-356. Neste caso, segundo o prefeito, as obras feitas pela iniciativa privada serviram como paliativo para dar conta do tráfego que vem de Nova Lima, enquanto o segundo viaduto não for construído.
“O complexo viário prevê dois viadutos. Um é objeto deste convênio e servirá às pessoas que partem de Belo Horizonte com o destino a Nova Lima, para que tenham acesso direto à MG-030. Não estudamos esse outro viaduto, já que não há recursos disponíveis neste momento. Entendo que a prioridade é a estrutura que vamos fazer, por causa da demanda maior de tráfego. De Nova Lima para Belo Horizonte aquela trincheira já resolveu bem”, considera Marcio Lacerda. Ele acrescentou que o trânsito na região deverá sofrer impacto com as obras, por causa do intenso movimento, mas a expectativa é de que cerca de 120 mil pessoas sejam beneficiadas com redução do tempo de viagem. O novo viaduto terá duas faixas e capacidade para receber 36 mil veículos por dia – 4 mil na hora de pico.
“É uma região congestionada na Zona Sul de BH. O acesso não é fácil no Belvedere. Aquela região é muito populosa e a prefeitura já vinha solicitando a realização da obra. Tenho certeza de que haverá um fluxo melhor de veículos naquela área”, afirmou o governador Antonio Anastasia.
Para o presidente da Associação de Amigos do Belvedere, Ubirajara Pires, a obra é muito bem vinda e essencial, mas nasce desatualizada. Ele lembra que o projeto do Portal Sul tem 10 anos e que corre risco de não comportar o crescimento de Nova Lima, Raposos e Rio Acima nos próximos cinco anos. “Ele atende hoje, porque a situação é crítica. Se fosse um projeto novo e exclusivo, já não serviria. Acaba sendo um ganho em uma área em que todo mundo tem um pedaço da responsabilidade e ninguém queria assumir, mas terá que sofrer adaptações em cinco anos, por causa do crescimento dos municípios do entorno.”
Diretor de Trânsito da associação e morador do bairro, José Renato Pereira Filho afirma que o segundo viaduto é essencial para evitar que o motorista que deixa Nova Lima e arredores precise passar pelo estrangulado trevo do BH Shopping.
Rodoanel à espera de interessados
A Prefeitura de Belo Horizonte estuda abrir um túnel para viabilizar a construção do Contorno Leste do Rodoanel. Ontem, o governador Antonio Anastasia autorizou a publicação do edital do procedimento de manifestação de interesse (PMI) para discutir a viabilidade e as formas de implantação do trecho que ficou a cargo do município. Como o Contorno Leste passa por BH, Nova Lima e Sabará, o prefeito Marcio Lacerda entendeu que o estado deveria conduzir o assunto. Ainda não há prazo para as obras, que ligariam a BR-040 e a BR-356, na altura do Bairro Olhos d’Água, até as BRs 262 e 381, em Sabará. O trecho dependeria de 800 metros de túnel no maciço da Serra do Curral, depois do Hospital da Baleia, já na entrada de Sabará.
Grupos econômicos e representantes da sociedade civil poderão participar da PMI com propostas, estudos e pesquisas. “Tal como a de São Paulo, a Região Metropolitana de Belo Horizonte precisa de um grande rodoanel metropolitano para retirar das regiões urbanas o tráfego pesado, permitindo que ônibus e automóveis circulem entre as cidades sem passar pelo Centro”, explica o prefeito. Segundo Lacerda, o Contorno Leste permitiria inclusive uma nova ligação do Portal Sul com o Centro.
Os demais trechos do rodoanel são responsabilidade do estado e do governo federal. O primeiro é a Alça Norte, ligando Betim a Ravena pela BR-381. A concorrência está em andamento. Já a Alça Sul deve ser construída pelo Dnit, ligando a 381 em Betim até a BR-040 em Nova Lima. Uma empresa desenvolve o projeto executivo.