Moradores de Leopoldina, na Zona da Mata de Minas Gerais, podem ficar sem água nesta terça-feira por causa do acidente com caminhão carregado de combustível na noite de ontem, tragédia que matou nove pessoas. De acordo com a Copasa, o óleo que vazou do veículo na BR-116 atingiu o Ribeirão Pirapetinga, perto do ponto de onde é retirada a água que depois de tratada é distribuída na cidade. A Copasa interrompeu a produção desde a madrugada de hoje.
Técnicos da companhia trabalham na retirada do óleo, mas ainda não há previsão para a normalização do abastecimento. A empresa recomenda que a água armazenada nos reservatórios domiciliares seja economizada durante esta paralisação.
O motorista da carreta bitrem tanque pode ter provocado o acidente por causa da alta velocidade, segundo informações de testemunhas. O veículo, com 40 mil litros de óleo diesel e gasolina, tombou depois que o carreteiro entrou na curva do km 781,5 da BR-116 (Rio-Bahia), trecho entre as cidades de Leopoldina e Além Paraíba. A carreta atingiu cinco carros de passeio depois de tombar na contramão e explodir. Três automóveis foram destruídos pelas chamas.
No trecho, a velocidade máxima permitida é de 40 km/h, mas testemunhas garantem que o condutor da bitrem trafegava acima do limite. Além dos mortos, nove pessoas ficaram feridas, três em estado grave, algumas delas com queimaduras. A BR-116 foi totalmente fechada nos dois sentidos, o que causou engarrafamento de cerca de 20 quilômetros.
(Com informações de Landercy Hemerson)