Minas Gerais registra 391 casos de Influenza e 88 mortes em decorrência da doença em 2013. O novo balanço foi divulgado pela Secretaria de Estado de Saúde (SES) na tarde desta quinta-feira, durante reunião que discutiu a Síndrome Gripal (SG) e Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), com ênfase na Influenza. O número de mortes já é quase o dobro do registrado no ano passado.
Segundo o secretário de Estado de Saúde de Minas Gerais, Antônio Jorge de Souza Marques, os médicos serão orientados para que a prescrição do Tamiflu seja feita em até 48 horas após início dos primeiros sintomas, já que é comprovada a eficácia do antiviral nos dois primeiros dias. Ainda segundo o Marques, foram distribuídas 100 mil unidades do antiviral em todos os municípios do Estado, quantidade suficiente para atender a rede pública e privada.
Outro alerta foi feito pela Associação de Ginecologistas e Obstetras de Minas Gerais (Sogimig). Segundo a entidade, a meta de vacinação em mulheres grávidas não foi alcançada. O órgão ressaltou a importância desse grupo de risco se vacinar e reforçou que as vacinas estão disponíveis nos centros de saúde.