Belo Horizonte amanheceu nesta sexta-feira com temperaturas amenas, céu limpo e uma camada de poeira. As condições do inverno, de tempo estável e baixa umidade relativa do ar, são responsáveis pelo aparecimento dessa névoa de poluição que cobriu a cidade.
De acordo com o meteorologista Adelmo Correia, do instituto Puc Minas ClimaTempo, a cor avermelhada da nuvem de poeira se deve ao acúmulo de aerossóis, partículas que se juntam e bloqueiam a radiação solar. É um fenômeno parecido com a inversão térmica, quando a temperatura do ar diminui nas camadas mais elevadas e poluentes ficam confinados numa estreita faixa da atmosfera.
Durante a madrugada, a capital registrou temperatura de 11,5 graus e no Sul de Minas os termômetros marcaram 1 grau. A previsão para o fim de semana é de sol e temperaturas amenas em todo estado, principalmente no Sul, Zona da Mata e Região Central. Segundo Correia, as temperatura mais baixas vão ocorrer no início da manhã e ficam mais elevadas durante a tarde.
O alerta da meteorologia é para baixa umidade do ar, que pode chegar a 20% na Grande BH. Conforme a Organização Mundial de Saúde (OMS), o índice inferior a 30% já coloca a cidade em estado de atenção.