Moradores de Barbacena, na Região Central de Minas Gerais, viveram momentos de terror em uma avenida movimentada da cidade. Três pessoas foram baleadas na tarde desta quarta-feira durante uma saidinha de banco. Duas das vítimas, uma que foi atingida no peito e outra na cabeça, morreram, uma delas antes de dar entrada na Santa Casa do município. Dois criminosos foram presos minutos após o crime. Um revólver foi apreendido e R$ 11 mil foram recuperados pela polícia.
De acordo com a Polícia Militar (PM), Delton Duarte, de 62 anos, caminhava pela Rua XV de Novembro, no Centro, junto com a mulher, e carregando uma sacola contendo dinheiro, parecido com um malote, que ele havia acabado de sacar em uma agência do Banco Bradesco. A polícia suspeita que um olheiro estava dentro do local monitorando os passos do casal. “Imagens das câmeras de segurança mostram um homem ao telefone dentro da agência. Ele ainda não foi identificado pela Polícia Civil”, explica o capitão Marco Aurélio, assessor de comunicação do 9º Batalhão da Polícia Militar.
Ao receberem informações do comparsa, dois assaltantes estacionaram uma moto na rua e seguiram a pé o casal. Um dos criminosos, armado com um revólver, anunciou o assalto e tentou pegar a quantia. Neste momento, a mulher saiu correndo e, desesperada, gritava por socorro. “O Delton reagiu ao assalto e se negou a entregar a sacola. Um dos criminosos o pegou pelo pescoço e colocou a arma na cabeça dele. Em seguida atirou”, afirma o militar.
Um pedestre, identificado como Marco Túlio Rodrigues Carneiro, 37 anos, que passava pelo local, tentou defender a vítima e também foi baleada no peito. Já Luiz Carlos Damasceno, 49, funcionário de um supermercado, assistiu toda a cena e também foi ajudar. O assaltante atirou novamente e o acertou a perna do homem. O criminoso fugiu em uma moto juntamente com um comparsa.
As vítimas foram socorridas por ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e encaminhadas para a Santa Casa de Barbacena. De acordo com a assessoria de imprensa da unidade de saúde, Marco Túlio sofreu uma parada respiratória e morreu antes mesmo de ser atendido. Já Delton Duarte foi transferido para o Centro de Terapia Intensiva (CTI) do hospital onde morreu às 19h. Luiz Carlos, que foi atingido na perna, também está em estado gravíssimo, já que a bala atingiu artéria femural.
Os dois criminosos fugiram do local. Um policial militar que estava a paisana, acionou a corporação e passou as características dos suspeitos. Um cerco foi montado na cidade, e a dupla acabou presa no Bairro São José. Com os assaltantes, identificados como Rafael de Almeida Drumond, de 24 anos, e Wilton Felipe Dias, de 40, foram encontrados R$ 11 mil, um revólver e a moto usada no crime. Segundo a PM, os dois chegaram a apresentar nomes falsos, mas acabaram descobertos. Rafael e Willian são moradores de Contagem e deixaram a cadeia há pouco tempo.
De acordo com o capitão, a modalidade de crime conhecida como saidinha de banco não é comum na cidade. “É o primeiro fato de saidinha de banco no ano. Temos outros roubos a mão armada como até residências, mas essa modalidade não é comum aqui”, disse.