Ontem, a BHTrans apresentou oficialmente o nome Move para sistema de transporte de massa e as cores em tons de verde que serão usadas nas estações e nos veículosA logomarca que representará o Move será um “M” estilizado em forma de curvas integradas dentro de um hexágonoTanto as cores quanto o nome foram antecipados em abril pelo Estado de Minas, que ontem revelou o itinerário das 137 linhas que substituirão percursos atuais do sistema BHBusDos bairros para as estações José Cândido da Silveira, Pampulha, São Gabriel, Venda Nova e Vilarinho virão 78 linhas alimentadorasDos terminais, os passageiros poderão embarcar em 27 linhas chamadas troncais, que levam ao Centro e a outras regiões da cidade.
Quatrocentos ônibus articulados – 200 gerenciados pela BHTrans e 200 metropolitanos, do sistema da Secretaria de Estado de Transporte e Obras Públicas (Setop), estes com tons de laranja – circularão nos corredores exclusivos e em certas vias da cidadeNas pistas exclusivas do Move os passageiros poderão embarcar e desembarcar em 46 estações de transferência, que já estão sendo montadas
Ainda não foi definido qual corredor começará a operar primeiroAs obras estão programadas para terminar até 31 de dezembro, segundo a BHTransEm seguida, o cronograma prevê, segundo o diretor-presidente da empresa municipal, um mês de testes operacionais nos corredores e pelo menos mais três meses de substituição gradual das atuais linhas pelas que integram o novo sistema de corredores e estaçõesOs terminais Pampulha e São Gabriel, que estão sendo construídos a partir do zero, é que definirão qual corredor começará a operar o Move, por fecharem cada uma um circuito“Se a estação Pampulha ficar pronta primeiro, começamos a testar o corredor Antônio CarlosSe for a São Gabriel, que teve de ser toda demolida e será refeita, começaremos pela Cristiano Machado”, afirma Ramon Victor Cesar.
Com a entrada em operação do Move, a expectativa da BHTrans é que 700 mil passageiros do BHBus sejam imediatamente atendidos, mas a capacidade máxima instalada poderia atender pouco mais de 1 milhão de pessoas, segundo a empresaNos horários de pico, a intenção é de ter intervalos máximos de 2 minutos para cada linha dos corredores exclusivos e cerca de 5 minutos nos demais horários
Modelo cria tarifa menor
Quem vier dos bairros por linhas de ônibus alimentadoras e descer no meio do caminho ou em uma das estações de integração – José Cândido da Silveira, Pampulha, São Gabriel, Venda Nova e Vilarinho – pagará uma passagem menor, estimada hoje em R$ 1,90Passageiros que ingressarem nos corredores exclusivos e que poderão trocar de ônibus para seguir viagem nas 27 linhas troncais que vão ao Centro e a outras regiões pagarão valor cheio da passagem, atualmente de R$ 2,65O usuário que estiver dentro dos corredores exclusivos do sistema e quiser mudar de ônibus não pagará nada a mais por isso.