O trânsito no Centro de Belo Horizonte ficou ontem mais complicado com o estreitamento da Rua da Bahia, entre as Ruas Guaicurus e Avenida Santos Dumont, para obras do BRT (transporte rápido por ônibus). As intervenções começaram á tarde e o reflexo foi imediato, com congestionamentos e muitos passageiros de ônibus perdidos, sem saber onde embarcar, uma vez que pontos foram transferidos. À noite, a Avenida Paraná também foi fechada nos dois sentidos para obras do BRT, sempre das 20h30 às 6h, de segunda à sexta-feira, por tempo indeterminado. O trajeto dos ônibus foi desviado e novos pontos implantados nas imediações. Durante o dia, os ônibus podem circular em uma das pistas.
Na Rua da Bahia, três faixas foram fechadas com tapumes. O asfalto será substituído por piso intertravado. Apenas duas faixas ficaram liberadas para veículos que chegam do Viaduto da Floresta, da Avenida do Contorno e da Praça da Estação.
Para os motoristas que chegam do Bairro Floresta, a orientação é seguir direto pela Avenida dos Andradas, passando em frente da Praça da Estação e entrando à esquerda na Rua Carijós, para alcançar a Rua da Bahia. Outra opção é seguir mais um pouco pela Andradas e seguir entre o Parque Municipal e o Viaduto Santa Tereza.
Um pequeno aviso da BHTrans informa os passageiros sobre a mudança em pontos de ônibus. Mesmo assim, muita gente perdeu tempo esperando pelos coletivos no local desativado. Dificuldade maior tiveram passageiros de 13 linhas metropolitanas . O local de embarque ficou na área cercada para as obras e não havia nenhum aviso de onde os veículos estavam parando. “Estou indo para o Bairro Fátima, em Sabará, e estou complemente perdida”, disse a auxiliar de serviços gerais Cássia Pereira, de 26.
A BHTrans informou ter colocado faixas para orientar motoristas, além de agentes de trânsito, militares e guardas municipais para operar o tráfego. O DER-MG informou que caberia à BHTrans avisar sobre mudanças de pontos de ônibus, mesmo as linhas metropolitanas.