A Secretaria de Estado de Defesa Social (Seds) vai fechar o cerco aos motoristas que ainda insistem em dirigir depois de consumir bebidas alcoólicas no interior de Minas Gerais. As operações da campanha “Sou pela vida. Dirijo sem bebida” serão realizadas a partir de setembro em 12 cidades. Nesta sexta-feira, 90 agentes, entre policiais civis e militares e bombeiros, serão treinados para fazer as abordagens. As blitzes foram prometidas em um primeiro momento para agosto do ano passado, porém a data foi revista.
No curso, que vai acontecer na Academia da Polícia Civil, em Belo Horizonte, os agentes irão receber informações do manuseio e leitura do bafômetro, da abordagem aos motoristas, da parte educativa da campanha, escolha de locais, função de cada membro da equipe, legislação, ações preventivas e preenchimento dos autos de infração de trânsito. As atividades serão coordenadas pela Seds, em conjunto com o Batalhão de Polícia de Trânsito (BPTran), o Departamento de Trânsito de Minas Gerais (Detran), o Corpo de Bombeiros, a Guarda Municipal de Belo Horizonte e a Empresa de Transportes e Trânsito de Belo Horizonte (BHTrans).
Os alunos que vão participar do curso são das cidades de Juiz de Fora, Uberlândia, Governador Valadares, Montes Claros, Ipatinga, Contagem, Betim, Poços de Caldas, Pouso Alegre, Uberaba, Uberlândia, Divinópolis e Lavras. Após as aulas, os agentes serão separados em grupos e irão fazer o treinamento nas ruas e avenidas da capital mineira em blitzes programadas para o dia.
As ações nas cidades do interior irão começar sem kits de fiscalização, que são compostos por base móvel, duas motocicletas, equipamentos de filmagem e gravação de imagens e áudio, dois notebooks, uma impressora, modem, etilômetros, bocais, cavaletes e banners para indicação da operação. Os equipamentos devem ser entregue em setembro, porém, terão de ser plotados. Segundo a Seds, o processo demora 90 dias. Enquanto não chegam, os municípios usarão a estrutura que já existem nos locais.
Cerco em BH
Desde o início da operação em Belo Horizonte, que começou em 14 julho de 2011 até essa quarta-feira, 80.160 veículos foram abordados nas blitzes da campanha “Sou pela vida. Dirijo sem bebida”. Neste período, 1.059 pessoas cometeram crimes de trânsito, quando o nível de álcool de sangue está acima de 0,34 mg/l. Outros 2.570 motoristas cometeram infrações quando o teste do bafômetro dá resultado entre 0,05 e 0,33 miligramas de álcool por litro de ar expelido.