Chegou ao fim o pesadelo de cinco homens que eram mantidos em situação análoga à escravidão em uma fazenda na cidade de Campanha, no Sul de Minas Gerais. De acordo com a Polícia Militar, há cinco meses eles trabalhavam para um conhecido fazendeiro na região.
No local, a PM encontrou documentos pessoais dos funcionários, vários recibos de pagamento assinados - porém ,sem o valor de vencimentos-, e contratos de trabalho.
Assim que a polícia chegou na fazenda, alguns funcionários ficaram com medo e fugiram. Segundo a PM, não havia mandados de prisão em aberto contra eles, que devem ter fugido por medo de serem punidos. "Esses homens foram enganados e não tinham muito conhecimento sobre leis. O fazendeiro os ameaçava constantemente dizendo que chamaria a polícia para eles, caso eles parassem de trabalhar", explica o cabo. Somente um funcionário não fugiu.
Além de serem forçados a manter jornadas diárias de trabalho na colheita de café, os funcionários apanhavam e passavam fome. O fazendeiro, que possui várias propriedades na região, foi levado para a Polícia Federal de Varginha.