A Operação Divisas Seguras, realizada entre março e agosto deste ano, em 133 pontos estratégicos de 108 municípios de Minas Gerais, resultou na apreensão de 861 quilos de maconha e 300 quilos de explosivos.
A droga foi encontrada no Triângulo Mineiro e os explosivos na região Central de Minas Gerais. De acordo com Cássia Gontijo, secretária Adjunta de Defesa Social do Estado, a operação ocorreu de forma integrada e teve como objetivo fazer um cerco à entrada de explosivos, armas, veículos roubados, drogas e outros materiais ilícitos em Minas. "Estamos no caminho certo, pois o Estado está nas ruas fazendo uma fiscalização que é imprescindível para a sociedade", avalia.
Além da maconha e dos explosivos, também foram apreendidos, 2.080 mídias de DVD, avaliados em R$ 60 mil, seis redes de pesca, uma tarrafa, cinco bobinas de 3.200 metros de cordel detonante cada, um pássaro da fauna silvestre, R$ 3.730,70 em dinheiro e dois celulares. Quatorze carteiras de habilitação e 19 Certificados de Registro e Licenciamento de Veículos (CRLV) ainda foram retidos. O número total de autos de infração lavrados foi de 654.
Ao todo, 8.420 veículos foram fiscalizados, sendo que 117 ficaram retidos. O número de pessoas abordadas chegou a 11.545. Dessas, 58 foram presas.