(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

BHTrans faz alerta a taxistas que recusam corridas na capital

Consumidores são orientados a denunciar os taxistas que se recusarem ao serviço


postado em 28/08/2013 06:00 / atualizado em 28/08/2013 08:36

Empresário Celso Souza acha que aviso deveria ser estendido a todo o país(foto: Túlio Santos/EM/D.A Press)
Empresário Celso Souza acha que aviso deveria ser estendido a todo o país (foto: Túlio Santos/EM/D.A Press)
Um alerta contra a recusa de taxistas em fazer corridas curtas foi colocado pela BHTrans no terminal dos ônibus Conexão Aeroporto, na Avenida Álvares Cabral, no Centro de Belo Horizonte. A empresa informou que, além do alerta, a fiscalização foi intensificada para evitar os abusos dos motoristas, principalmente no terminal ferroviário na Praça da Estação, onde em julho o Estado de Minas flagrou taxistas recusando passageiros que seguiam para o Centro. A  BHTrans garante que fiscais acompanham desembarque de trem diariamente.

Na estação ferroviária não foi afixado o aviso, como o que já existia na rodoviária, no Centro, e o colocado no Conexão Aeroporto: “Passageiros, caso o taxista se recuse a fazer uma corrida, disque 156, informe a data, local e a placa do táxi”, diz o alerta.


“Acho boa a iniciativa, que deveria ser nacional. No Rio, não há esse tipo de aviso nos pontos de desembarque. Ainda mais em ano de competições esportivas, seria bom mais esse tipo de alerta em todo o país”, sugeriu o ex-jogador de futebol e empresário Celso Souza, o Zinho, de 51 anos, em viagem de negócios em BH. A dentista Cláudia Lucena, de 50, só percebeu o aviso depois de alertada. “Acho que é uma forma de preservar o usuário. É bom que haja esses alertas para evitar as recusas dos motoristas.”


Compensação

O taxista Jeferson Sabino, de 28, na praça há oito anos, faz ponto no terminal. “Não acho certo escolher corrida. É mesmo uma questão de sorte. As vezes, uma pode não compensar, mas recupera-se em outra. Esse alertas deveriam ser afixados nos veículos para o passageiro saber de seu direito”, afirmou.


Segundo a BHTrans, a recusa de corridas curtas pelos taxistas está sujeita à infração, com multa de R$ 108,04 e as fiscalizações são  frequentes no terminal Conexão Aeroporto e na rodoviária. Na estação ferroviária as inspeções serão mantidas diariamente.

De 2012 até junho de 2013, houve 33 autuações de recusa de corridas curtas. Em 2012, foram 1.380 reclamações, e destas, 22% referentes à recusa de viagem. Já em 2013, o total de reclamações, até junho, foi de 708, sendo 25% referentes ao mesmo motivo.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)