Estudantes ocuparam na manhã desta quarta-feira o prédio da Secretaria Municipal de Políticas Sociais da Prefeitura de Belo Horizonte, na Rua Espírito Santo, no Centro da capital mineira, para cobrar um encontro com o prefeito Marcio Lacerda . Os cerca de 150 manifestantes cobram a realização de um plebiscito sobre o passe livre na cidade.
Os estudantes ocuparam o imóvel por aproximadamente duas horas. A secretaria Maria Gláucia Costa Brandão atendeu as lideranças e se comprometeu a intermediar um encontro entre os manifestantes e o prefeito. “ A secretaria assumiu o problema e a burocracia do meio passe e ela se prontificou a conversar com o prefeito. Demos um prazo até sexta-feira para ela conseguir essa reunião. Caso não consiga, vamos programar outros atos”, explica o Lincon Emanuel, Diretor da Associação Metropolitana dos Estudantes Secundaristas (AMES-BH).
Alguns estudantes pretendem seguir para Câmara Municipal de Belo Horizonte onde na tarde desta quarta-feira acontece uma audiência pública sobre as metas da prefeitura. “Queremos também a auditoria da planilha, porque temos condições de ter o passe livre em BH. E com a abertura das contas das empresas de ônibus, podemos provar isso”, disse o diretor da AMES-BH.
Representantes da Assembleia Nacional de Estudantes (Anel) estiveram presentes no protesto e também devem seguir para a Câmara. “Nós já estamos conversando com alguns vereadores para fazer um projeto de lei para o passe livre. Estamos confiantes que vamos conseguir”, afirma Juliana Rocha da comissão executiva nacional.
De acordo com a assessoria de imprensa da Secretaria Municipal de Políticas Sociais, a manifestação aconteceu de forma pacífica e sem tumultos. Ainda segundo a assessoria, hoje o passe livre estudantil contempla 9,5 mil alunos do ensino médio.