“Tais medidas podem até virem a ser implantadas na capital, mas não em nossa administração”, reforçou o prefeito, lembrando que ambas se tratam de políticas de mobilidade urbana nacional
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O PlanMob também prevê a criação de estacionamentos em estações de metrô e a elaboração de estudos sobre o transporte de cargas, vagas rotativas e segurança no trânsitoApesar do pedágio urbano e o rodízio estarem incorporados à nova legislação, a BHTrans afirma que não pretende implantar as medidas em curto prazo.
Conforme o Decreto 15.317, que institui o PlanMob, o município poderá adotar “a restrição e controle de acesso e circulação, permanente ou temporário, de veículos motorizados em locais e horários predeterminados”Em outro tópico, o documento autoriza a “aplicação de tributos sobre os modos e serviços de transporte urbano pela utilização da infraestrutura urbana, visando a desestimular o uso de determinados modos e serviços de mobilidade”A arrecadação, segundo o o texto, seria destinada exclusivamente à infraestrutura para o transporte público e não motorizado, além de financiamento de subsídio à tarifa de transporte coletivo