As causas do rompimento de uma adutora de 50 milímetros da Copasa deixou 14 famílias, um total de 52 pessoas desalojadas, na madrugada desta quinta-feira em Ibirité, na Região Metropolitana de Belo Horizonte , ainda são investigadas. Porém, a Companhia informou que os imóveis foram atingidos pela água que vazou da tubulação estão localizados abaixo do nível da rua. Famílias são levadas para hotel.
O incidente aconteceu por volta das 4h30. O Corpo de Bombeiros foi acionado por moradores na Rua Bom Sucesso, número, 32, Bairro Palmares, que temiam o risco de queda do imóvel abalado pela abertura de um buraco de quatro metros de profundidade e cinco de diâmetro provocado pelo volume de água que desceu a via. Parte de uma casa desmoronou e outros imóveis tiveram que ser interditados por causa do risco de desabamento.
De acordo com o tenente Wilker Tadeu, do 2º Batalhão dos Bombeiros, o imóvel da Rua Bom Sucesso, que os moradores acionaram a corporação, sofreu alguns danos, como a queda do piso da sala e do banheiro. Trincas também surgira nas paredes e causaram a queda de azulejos. Ao todo, a residência abriga cinco famílias em unidades separadas no mesmo terreno. Todas as pessoas foram retiradas pelos bombeiros e ninguém ficou ferido. Além deles, outras nove famílias - de casas vizinhas - também foram aconselhadas a deixar as casas por causa do risco provocado pela movimentação do terreno onde a adutora rompeu.
A Copasa informou, através de nota, que as famílias foram retiradas e encaminhadas para um hotel da região. Elas devem ficar no local, até que o laudo pericial e os reparos nos imóveis sejam concluídos. A Companhia afirmou que vai manter vigias na rua para evitar furtos.
Técnicos da empresa continuam trabalhando no local, realizando a manutenção da rede. A previsão é que esses serviços sejam concluídos no final da tarde desta quinta-feira. O abastecimento deve ser normalizado no decorrer da noite, conforme a Copasa.