A Copasa informou nesta terça-feira que técnicos da empresa ainda trabalham nas obras de escoramento e concretagem para dar suporte aos imóveis que foram danificados pelo rompimento de uma adutora de 50 milímetros em Ibirité, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. Em nota, a companhia informou que a previsão é de que os trabalhos sejam concluídos até o final desta semana, quando será autorizada a entrada dos moradores para a retirada de objetos pessoais e documentos. Eles serão acompanhados por técnicos de segurança da Copasa e da Defesa Civil. Depois da conclusão desta etapa, haverá uma nova perícia para verificar a estrutura das residências atingidas.
O incidente aconteceu por volta das 4h30 do dia 5 de setembro. O Corpo de Bombeiros foi chamado por moradores na Rua Bom Sucesso, número, 32, no Bairro Palmares, que temiam o risco de desabamento da casa abalada pela abertura de um buraco de quatro metros de profundidade e cinco de diâmetro provocado pelo volume de água que desceu a via. Parte de uma casa desmoronou e outros imóveis tiveram que ser interditados por causa do risco de desabamento. Quatorze famílias foram desalojadas, totalizando 52 pessoas.
Segundo a Copasa, eles foram hospedados em um hotel da região contratado pela empresa, com direito a café da manhã, almoço, lanche da tarde e jantar para todas as pessoas até que os reparos nas casas sejam concluídos. Vigias estão sendo mantidos nos endereços durante 24 horas para apoiar e presar assistência às famílias. A companhia de abastecimento de água também informou que está disponibilizando transporte para levar os moradores do hotel para o endereço do incidente e outros locais.